Metodologia estimula autonomia dos alunos na EMEF Luiza Silvina

Publicado em: 24 de maio de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Metodologia estimula autonomia dos alunos na EMEF Luiza Silvina

Alunos do 9º ano da escola EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi participam de uma aula com Metodologia Ativa. É um processo que tem como característica mais importante colocar o aluno como responsável por sua própria aprendizagem e faz com que ele esteja comprometido com este objetivo. O aluno é visto como autônomo e o professor age como mediador, não como protagonista da sala de aula.

A aprendizagem ativa é um termo técnico para um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos alunos sob uma perspectiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, tais como aulas discursivas, onde espera-se que o professor "ensine" e o aluno "aprenda". Na aprendizagem ativa, entende-se que o aluno não deve ser meramente um "recebedor" de informações, mas deve se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando seus objetivos e indo atrás do conhecimento de maneira pró-ativa.

Dário Augusto Valentim Alves, professor das disciplinas de Física e Química dos 9ºs anos, a partir da música “Estrutura Atômica” do professor Cezário Júnior, adotou a ideia e trabalhou a metodologia com seus alunos, explorando o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento científico. A partir da Música ele desenvolveu o trabalho despertando nos alunos o desejo em adquirir o conhecimento sobre o assunto.

Segundo o professor a música faz parte do dia-a-dia de todos, entre eles, as crianças e os adolescentes e que a facilidade de acesso ao celular e aparelhos que executam músicas é grande e eles podem ser utilizados na escola como mediadores do conhecimento e das relações vividas nesse ambiente. “Considerando a realidade de muitos alunos, é necessário que haja uma mudança na maneira de conduzir o trabalho pedagógico. Com essa metodologia os alunos são motivados a correrem atrás do conhecimento necessário para atingir esses objetivos. No passado, como as fontes de informação eram escassas, era mais difícil utilizar aprendizagem ativa, pois era necessário que a instituição contasse com uma boa biblioteca, onde os alunos poderiam buscar o conhecimento necessário. Hoje em dia, com a Internet, ficou muito mais fácil aplicarmos estratégias de aprendizagem ativa”, explicou.

Compartilhe em suas redes sociais: