Educadores da Rede Municipal participam de formação para o Programa Agrinho 2019

Publicado em: 10 de junho de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A Coordenadora Municipal do Agrinho em Aracruz, Marta Comércio Cararetto (esq) e a formadora e instrutora do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Zilnete Koehlert de Oliveira falam da essência do programa
Educadores da Rede Municipal participam de formação para o Programa Agrinho 2019

Professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino participaram na tarde desta sexta-feira (07/06), na sala de reuniões do Polo UAB, de uma formação para as elaborações de atividades do Programa Agrinho, que em 2019 está em Edição Especial pelos seus 15 anos de atuação com o tema: “Inovações e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”.

A capacitação foi feita pelas formadoras e instrutoras do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Zilnete Koehlert de Oliveira e Francisca Rodrigues Gonsalves, que passaram aos educadores das escolas envolvidas o eixo norteador das ações. Os professores foram instruídos a conversarem com seus alunos para se decidir como trabalhar com o tema do ano.

Em Aracruz 11 escolas aderiram ao projeto e concorrerão no final do ano em nível estadual, com os professores e alunos podendo ser premiados individualmente pelos seus trabalhos. A Coordenadora Municipal do Agrinho em Aracruz, Marta Comércio Cararetto explicou que os alunos do 1º ao 4º ano da educação infantil trabalharão com desenhos e os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental com produção de texto. “Cada faixa etária terá seus critérios com a produção de desenhos na educação infantil e textual para o ensino fundamental. Os professores também podem fazer seus relatos de experiência. Os trabalhos serão selecionados por categorias, como o 1º ano da educação infantil e educação especial, por exemplo. Depois dessa etapa municipal, as escolas selecionadas representarão o município no concurso estadual”, comenta.

A formadora Zilnete Koehlert de Oliveira falou da essência do programa. “Temos o objetivo de desenvolver o trabalho entre professor e aluno ajudando-os nesta capacitação. Estamos aqui para repartir aquilo que está dentro do Agrinho há 15 anos, que trabalha com as temáticas de parâmetros curriculares, que já estão dentro do planejamento de conteúdo de cada professor, como saúde, meio ambiente e cidadania”, explica.

Edição Especial – 15 Anos
O Programa Agrinho é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida.

Compartilhe em suas redes sociais: