Parceria pela Valorização da Educação leva diversas ações à EMEF Samoel Costa

Foi um dia bastante movimentado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Samoel Costa. Os alunos puderam participar de diversas ações da Parceria pela Valorização da Educação (PVE) 2019, que ainda contou com apoio das Secretarias de Educação (SEMED), de Turismo e Cultura (SEMTUR), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) e Meio Ambiente (SEMAM).
Enquanto alguns alunos eram examinados no programa de “Olho no Futuro”, outros participavam das Contações de Histórias com as Mobilizadoras Sociais Lorena e Patrícia, que de uma forma bem criativa recriam histórias da literatura infantil e estimulam o imaginário dos alunos. Também houve roda de conversa e musical com o Grupo da Melhor Idade e músicas infantis.
![]() |
![]() |
Durante o dia os alunos também aprenderam bastante com as palestras sobre educação ambiental, uma verdadeira aula sobre a coleta seletiva e reciclagem. Por meio de um jogo de roleta, eles descobriam como separar corretamente os lixos secos e úmidos, e para onde os resíduos eram destinados.
![]() |
![]() |
![]() |
As ferramentas usadas no passo a passo da reciclagem também foram mostradas, como um grande liquidificador usado para picar os papelões, que depois são prensados para serem usados novamente. Cada criança ganhou brindes com camisas e garrafinhas e tiveram os rostos pintados com temas relacionados ao meio ambiente.
PVE 2019
A Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz, em parceria com a Suzano e Instituto Votorantim, deu início ao Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) – Edição 2019, com o primeiro Ciclo do PVE acontecendo de quarta-feira (20/03) a sexta-feira (22/03). O principal objetivo desta parceria é melhorar a qualidade da educação, levando esta causa para toda sociedade aracruzense com ações que favoreçam a participação de todos neste desafio, além de se decidir qual será a causa que mobilizará a educação, como foi a leitura em 2018.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual
- Procuradoria-Geral inicia contato direto com cidadão para negociar débitos municipais
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 77ª Chamada
- Famílias de Guaraná serão beneficiadas com a entrega de pequena barragem
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 24ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)