Projeto de saneamento para região litorânea de Aracruz é apresentado à comunidade da orla

O projeto de implantação do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Orla do município de Aracruz foi apresentado à população do Distrito de Santa Cruz durante uma Audiência Pública, na noite da última terça-feira (18/06). A mesa foi composta pelo prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, Diretor do SAAE Elias Marochio, secretários municipais, presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis e outros representantes. A sessão aconteceu na Oficina de Artes de Coqueiral.
De acordo com o SAAE a realização da Audiência Pública cumpre a finalidade de apresentar, divulgar e discutir o Projeto de Saneamento Básico da Orla aracruzense. Lideranças e representantes das comunidades de Coqueiral, Santa Cruz, Sauê, Mar Azul, Barra do Sahy e aldeias indígenas participaram do debate e puderam sugerir, opinar e tirar dúvidas.
“Essa Audiência Pública dá prosseguimento ao programa do Governo Municipal envolvendo a universalização da coleta e tratamento de esgoto dentro do município de Aracruz. Foi estabelecido pelo prefeito Jones Cavaglieri um plano de metas que é realizar 100% de coleta e tratamento de esgoto, promovendo, assim, a balneabilidade em toda região de orla, além da expectativa de redução com gastos em saúde pública, já que todo esgoto que corre a céu aberto, que está indo para praias e rios, será lançado numa estação de esgoto apropriada”, pontuou Elias Marochio, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE).
O prefeito Jones Cavaglieri ressaltou a importância de implementar a universalização do esgoto na região litorânea de Aracruz, citando possíveis contribuições econômicos e sociais para a população. “É um projeto ambicioso que vai permitir que a gente receba grandes empreendimentos e, consequentemente, vamos poder desenvolver melhor o turismo e também atender os anseios das comunidades que ainda não possuem saneamento e ruas calçadas”, disse.
Investimentos
Segundo o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), as expectativas de investimentos do Governo para todo Estado são favoráveis. “Temos um plano de investimento estruturado para todo o estado na casa dos R$ 2 Bilhões para os próximos quatro anos, recursos estes oriundos do Banco Mundial, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e da própria Cesan”, explica.
Andamento
De acordo com o Coordenador de Concessão da Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), Jamil Guilherme, atualmente Aracruz está em fase de visitas à região da orla para fechamento do relatório final e atualização dos dados para encaminhamento ao legislativo municipal para apreciação e aprovação. “A Cesan já fez um mapeamento das redes de água existentes em Aracruz para estipular um valor de investimento de acordo com o crescimento populacional nos últimos 30 anos. De imediato precisaríamos de um reforço de 28 milhões para atender a região litorânea, e outros 53 milhões para universalizar o esgoto”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 77ª Chamada
- Famílias de Guaraná serão beneficiadas com a entrega de pequena barragem
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 24ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos