Prefeitura de Aracruz instala novas placas de balneabilidade nas praias do município

Publicado em: 28 de junho de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Na manhã desta sexta-feira (28/06) foram instaladas novas placas em Barra do Sahy, Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Sauê e Praia dos Padres
Prefeitura de Aracruz instala novas placas de balneabilidade nas praias do município

A qualidade da água de dez praias do litoral aracruzense está sendo monitorada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Na manhã desta sexta-feira (28/06) foram instaladas novas placas em Barra do Sahy, Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Sauê e Praia dos Padres. Já as praias de Barra do Riacho, Coqueiral, Santa Cruz e Praia Formosa vão receber a sinalização de balneabilidade até o fim de julho. O serviço é realizado em parceria com a Imetame.

De acordo com a Semam, o litoral agora possui treze pontos de medição da qualidade da água. Os resultados podem ser acompanhados por meio das placas, que indicam se a praia está própria ou imprópria para banho, e também por meio do novo sistema online de consulta sobre a balneabilidade, disponível no site da PMA.  

Balneabilidade online
Com esse sistema online de monitoramento da água das praias de Aracruz, o cidadão pode navegar em um mapa interativo que indica todos os pontos de análise e também a categoria de balneabilidade. “Nossa intenção é divulgar melhor as informações do AGUALIMPA, tanto para moradores, quanto para turistas”, disse o secretário de Meio Ambiente Edgar Allan Martins.

CLIQUE AQUI PARA VER A BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DE ARACRUZ

Balneabilidade
A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação que envolve contato direto e prolongado como natação, mergulho e lazer. Ela é realizada por meio de coletas e análises bacteriológicas das amostras colhidas em treze pontos do litoral aracruzense. A partir dos resultados de análise laboratorial, os locais são classificados em "Próprios" ou "Impróprios" para o banho. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente a balneabilidade é obrigatória pelo Código Municipal do Meio Ambiente.

Compartilhe em suas redes sociais: