Alunos dos 8ᵒˢ Anos fazem “Torneio de Lançamento de Foguetes”

Ao som de muita música e animação, os alunos dos 8ᵒˢ anos da EMEF Placidino Passos realizaram na última quinta-feira (11), no campo de futebol da escola, o “Torneio de Lançamento de Foguetes”, que representa a culminância das respectivas turmas na “Mostra Brasileira de Foguetes” (MOBFOG). Eles foram construídos basicamente com garrafas pets, sendo o combustível a base de água e ar comprimido.
Esse torneio valeu pela final que decidirá quais serão os três alunos que representarão a escola na Mostra Internacional de Foguetes, a ser realizada em outubro, na cidade Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Segundo o professor de matemática Carlos Augusto Galbarino Amaral, responsável pelo torneio, “alguns foguetes atingiram alturas extremas, chegando a distâncias de mais de 120 metros no lançamento”. Carlos acrescentou que em 2020 existe a pretensão de realizar o campeonato com toda a escola. “2019 é o primeiro ano que estamos realizando o torneio, pretendemos ampliá-lo para toda escola no próximo ano”, comenta.
A construção e lançamento de foguetes contemplam estudos de ângulos, estudo de funções e também o trabalho em equipe. O aluno Geovani Alves Duarte, do 8º Ano falou sobre o que mais chamou sua atenção com essa experiência. “Eu gostei de como o professor ensinou para que o foguete atingisse grandes alturas usando apenas água e ar”, diz.
Para a aluna Maria Luisa Santos, do 8° Ano, o projeto ensinou como trabalhar em equipe, sendo que as descobertas foram uma novidade. “Minha equipe chegou a atingir mais ou menos 110, 120 metros de distância. Não sabia que água e ar conseguiam disparar um foguete”.
MOBFOG
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site do evento. Ela consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente, ou em equipes de até três componentes.
A MOBFOG, que é uma etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, é dividida em quatro níveis, sendo que cada nível possui formas diferentes de construir e lançar o foguete, de acordo com a série dos alunos.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz avança na municipalização do trânsito com celebração de Convênio com o Detran
- Obra de Infraestrutura da região da Rodoviária e da Praça da Paz será entregue nesta quinta-feira (13)
- Inscrições do Processo Seletivo “Projeto Partiu IF” se encerram no próximo domingo (16)
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 16ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 62ª Chamada
- XVI Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial analisa contribuições oriundas de consulta pública do documento norteador
- Aracruz vai realizar a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- Processo Seletivo Simplificado SEMED Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga RETIFICAÇÃO da 3ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado SEMED Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 3ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Dia Internacional da Mulher será celebrado na quarta-feira (12), na Praça da Paz