Prefeitura de Aracruz recebe certificados da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte
O prefeito Jones Cavaglieri recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira (17), a Técnica da Saúde do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), Danielly Leonel, para uma reunião de entrega dos certificados das capacitações das equipes multiprofissionais das áreas da saúde, educação e assistência social dos municípios de Aracruz, Fundão, João Neiva e Ibiraçu.
Essas capacitações foram oferecidas pela Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte, por meio do Pronas, de junho a outubro de 2019. Foram realizadas cinco capacitações de 16 horas por módulo, totalizando 80 horas ao final de todo projeto, com a participação de 399 pessoas. Esses certificados, tendo em vista que o projeto Pronas é um programa do Governo Federal, possuem pontuação para os capacitados em cursos livres.
“Quando reunimos por um mesmo objetivo, que é cuidar da pessoa, esses três segmentos, como a saúde, a educação e a assistência social, fazemos um acolhimento mais otimizado porque cada área se comunica e se ajuda para identificar qual é o problema ou dificuldade enfrentada por uma criança, e que muitas vezes os pais não conseguem identificar, fazendo com que a pessoa seja incluída na sociedade”, ressaltou o prefeito Jones Cavaglieri.
A Técnica da Saúde do Pronas, Danielly Leonel, também comentou como essa integração é fundamental para o desenvolvimento da pessoa. “Tenho um sobrinho com um grau baixo de altismo e que sempre frequentou a escola comum e com problemas na fala. Quando completou cinco anos ele apresentou muita dificuldade e já não conseguia completar uma frase. Eu comecei a frequentar a Apae, Pestalozzi e percebi que meu sobrinho se encaixava ali dentro. Ele começou a ter consultas com psicólogo e fonoaudiólogo, e menos de um ano, fala muito bem”, destacou.
Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte
A Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte é uma Organização da Sociedade Civil-OSC, de objetivos socioassistenciais e filantrópicos. Em 27 de setembro de 2016, a Associação passou a ser reconhecida como entidade de assistência social para executar ações de estímulo e desenvolvimento de ações de reabilitação/habilitação das pessoas com deficiência.
Desde então foi formada uma rede entre as três políticas de cada município, que ocorreu de junho a outubro, com capacitações para profissionais da saúde, educação e assistência social dos municípios de João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Fundão, de modo a possibilitar ações em cada um dos municípios voltadas para a melhoria da saúde especial.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento