Lideranças comunitárias conhecem o Centro de Hemodiálise de Aracruz
Na manhã desta terça-feira (21), líderes comunitários do município conheceram as instalações do Centro de Hemodiálise de Aracruz, acompanhados pelo prefeito Jones Cavaglieri e a secretária de Saúde, Clenir Avanza, além da equipe que atuará na clínica.
A visita faz parte das etapas que marcam o início do funcionamento do Centro de Hemodiálise municipal, com data marcada para o dia 27 de janeiro. Na semana passada, pacientes que farão o tratamento na clínica e representantes do judiciário, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e vereadores também conheceram toda estrutura, que em breve atenderá 87 pessoas portadoras de Doença Renal Crônica (DRC) e Doença Renal Aguda (DRA).
“Dentre tantas demandas, nós priorizamos a construção do Centro de Hemodiálise, tendo em vista as dificuldades dos pacientes que, além de passarem pelo desconforto das sessões, precisavam sair de casa pela madrugada e viajar até outro município. Nosso objetivo é cuidar dessas pessoas, por isso, acreditamos que com este projeto, vamos mudar a vida desses pacientes, dar dignidade e também oferecer um serviço humanizado e sério, com profissionais altamente especializados na área”, disse o prefeito Jones Cavaglieri.
A opinião das lideranças
Durante a visita, os líderes comunitários tiveram a oportunidade de verem de perto as instalações do Centro de Hemodiálise de Aracruz. Eles percorreram pelas salas, como a de urgência e emergência, de repouso e esterilização, além da Farmácia Cidadã Estadual, localizada ao lado da clínica.
Edimar Castiglioni, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Padre Bauher, em Coqueiral, comentou após a visita: “Muito bom, tudo novo, tem 15 pontos para fazer a hemodiálise, e vai facilitar muito a vida das pessoas daqui de Aracruz e também de municípios vizinhos. Esse é um grande desenvolvimento para nossa cidade”.
O vice cacique da aldeia Irajá também participou da visita e disse que o Centro de Hemodiálise será importante para quem depende do tratamento. “Muitas pessoas têm uma dificuldade grande pra se deslocarem daqui pra outros lugares”, comentou.
Representando a Associação de Moradores de Coqueiral, Alfredo Mokfienski diz estar orgulhoso com a inauguração da clínica. “Eu acho muito importante essa hemodiálise aqui em Aracruz, porque vai facilitar a vida de muitos pacientes, que agora não vão se deslocar para outras cidades. Também fico muito feliz que nós vamos poder atender até outros municípios. Isso faz com que Aracruz se destaque no cenário de saúde no Estado e até no Brasil. Como morador estou muito orgulhoso”.
Já o líder comunitário da Barra do Sahy, Marinaldo Antunes, afirma: “Um investimento muito importante para o município, que vai evitar o transtorno para muitos pacientes, além de economizar com o transporte”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Praça da Paz vai receber terceira idade em manhã de saúde, convivência e bem-estar
- Mais de 100 alunos celebram formatura pelo programa Qualificar ES em Aracruz
- Setembro Amarelo: Prefeitura promove palestra sobre a saúde mental
- Inscrições para o curso de formação para guarda-vidas seguem até o dia 11 de setembro
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- Terra, trabalho e pecuária: cavalgada do Cmebti Esther Nascimento dos Santos resgata tradição de Aracruz
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca realizou cursos de capacitação para produtores e comunidade
- Aracruz prepara Progressão Horizontal por Merecimento para servidores municipais
- Museu de Santa Cruz recebe exposição e programação especial durante a Primavera dos Museus