Vacinação contra gripe começa nesta segunda (23/03) para idosos
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será aberta nesta segunda-feira (23/03) em todas as unidades de saúde de Aracruz. Somente os idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde serão imunizados nesta primeira fase. Os demais grupos prioritários receberão a vacina de acordo com um cronograma organizado pelo poder público. O Ministério da Saúde antecipou a campanha após o decreto de pandemia determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é proteger as pessoas contra a gripe e, com isso, facilitar a identificação do COVID-19 entre as populações mais vulneráveis e com mais risco de vida.
“A determinação do público é nacional. Os idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores de saúde serão os primeiros a ser atendidos. Esse é o maior público, com mais de 40 mil pessoas, que deve procurar o serviço de saúde mais próximo para se imunizar. Dessa forma, com o aumento da circulação do COVID-19 no Brasil, caso a pessoa apresente sintomas característicos gripais e já esteja vacinada, as demais cepas de vírus são descartadas, facilitando a identificação”, detalha a secretária municipal de Saúde, Clenir Avanza.
Todas as 15 unidades básicas espalhadas pela cidade disponibilizarão a vacina durante o horário de funcionamento de cada serviço. Os idosos acima de 70 anos que necessitem de atendimento domiciliar podem solicitar a visita da equipe de saúde para receberem a vacina. Neste caso, o familiar deverá procurar a unidade de saúde de referência para fazer a solicitação, repassar o endereço e o telefone do paciente que necessita da assistência em casa. Um agente de saúde fará a visita para possibilitar a imunização.
Os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento serão imunizados a partir do dia 16 de abril. A vacina será liberada para crianças entre seis meses e menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, a partir de 9 de maio. A prefeitura pede à população que observe o cronograma de vacinação para evitar aglomeração nas unidades de atendimento.
O período de vacinação será até dia 22 de maio.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz