Prefeitura de Aracruz oferece apoio psicossocial a servidores municipais

Publicado em: 19 de maio de 2020
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz oferece apoio psicossocial a servidores municipais

Manter a saúde mental e emocional dos servidores em tempos de pandemia da Covid-19 é uma das preocupações do poder público municipal. Diante disto, a Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), criou o Projeto Unidos no Combate. O objetivo é oferecer atendimento psicossocial a servidores neste período de luta contra a propagação do novo coronavírus.

Por meio do serviço, os servidores encontram apoio no enfrentamento dos problemas emocionais decorrentes deste momento de maior pressão, incertezas, isolamento e distanciamento social e, dependendo do caso, podem ser encaminhados para as redes públicas de atendimento.

O projeto é voltado para funcionários em situação de licença para tratamento de saúde, gestantes, puérperas e grupos de risco (idosos e doenças crônicas com laudo). Os serviços são oferecidos por intermédio de ligações telefônicas e email. Para ter acesso ao serviço, o servidor deve ligar para equipe de acompanhamento formada por psicóloga e assistente social.

De acordo com a psicóloga Raquel Lozer, o distanciamento social, o medo do desconhecido e da morte, o excesso de informações, as dificuldades financeiras, são alguns fatores que podem gerar problemas de saúde que se não forem observados e tratados chegam a perdurar por muitos anos. “Algumas pessoas apresentam problemas psicológicos, como ansiedade em excesso - que  podem desencadear estresse, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo -, ou até mesmo somatizam problemas físicos, como dor de cabeça, taquicardia, insônia, alterações na pele, dentre outros. Estas pessoas precisam deste apoio para ajudar a entender seus conflitos”, informa Raquel.

Segundo a assistente social Jussara Passos, sentir medo é inevitável e até importante em uma situação de perigo real para que a pessoa tome atitudes necessárias de proteção, entretanto, o excesso de medo pode alterar a saúde mental e física. “Os cuidados com o corpo e a mente são importantes para evitar o desenvolvimento ou agravamento de doenças e as alterações no sistema imunológico”, enfatiza Jussara.

Para o secretário da Semad Luciano Forrechi, o serviço zela pela qualidade de vida e o bem-estar do servidor público. “O trabalho da prefeitura, colocado em prática pela secretaria, é dar suporte psicossocial, já que alguns servidores estão sujeitos a uma carga pesada de emoções por causa do atual quadro que estamos vivendo”, destaca Luciano.

A servidora gestante F.L.C. considerou interessante o serviço. “Este acompanhamento dos servidores, principalmente, das grávidas é muito bom. Recebemos informações e orientações. O apoio da psicóloga é muito importante nesse momento pois traz confiança pra gente”.

Além do apoio psicossocial durante a pandemia da Covid-19, a equipe oferece atendimento nos casos de licença por motivo de doença em pessoa da família, de seguro de vida (em caso de falecimento do servidor e acidente de trabalho), de dependência química, dentre outras ações de apoio e orientação.


Serviço de apoio psicossocial aos servidores:

- De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

- Telefone: (27) 3270-7021

- E-mails da equipe:

Assistente Social Jussara Passos: jpassos@aracruz.es.gov.br

Psicóloga Raquel Lozer: rlozer@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: