Começa amanhã (22) primeiro desafio “Escotismo na Escola” para alunos da Rede Pública Municipal de Educação

Os estudantes da Rede Municipal de Educação Aracruz do 1° ao 5° ano estão convocados para uma missão muito divertida. A partir desta quarta-feira (22/07), os alunos poderão participar do “Escotismo na Escola”. O projeto será composto por uma sequência de desafios semanais, no decorrer de cinco semanas, e tem por objetivo despertar a curiosidade e a criatividade e ainda estimular a conscientização ambiental das crianças.
Os participantes deverão enviar os trabalhos via online. O projeto foi idealizado pelo 19° Grupo de Escoteiros Coqueiral, com o apoio do Grupo de Participação Social do Programa Suzano de Educação, que conta com a participação da Prefeitura de Aracruz.
Segundo a diretora administrativa do grupo de Escoteiros, Shirlene Maass, toda quarta-feira será disponibilizado um link no site da PMA e no Facebook - Programa Suzano de Educação - Aracruz com o desafio da respectiva semana. “Ao realizar a atividade, o participante deverá preencher um formulário-resposta em que serão solicitados alguns dados como o seu nome, da escola, da turma e o contato dos responsáveis”, explica Shirlene.
Para despertar nos estudantes a criatividade e a curiosidade de uma forma diferenciada, o projeto utiliza como recurso a invenção de um “mundo imaginário”. “As atividades vão levar os estudantes e as famílias numa jornada virtual por locais do município e ajudarão o participante a trabalhar a questão ambiental. Além disso, de forma indireta, o estudante terá a oportunidade de compreender um pouco acerca do trabalho realizado pelo escotismo”, conta.
Os exercícios lúdicos são programados de acordo com a faixa etária. “Para os estudantes do 1° ao 3° ano foi criada uma história através da qual os alunos serão convidados a serem recrutas de uma escola de super-heróis e a missão maior será salvar o coração do Planeta Terra através da conquista dos quatro elementos (terra, ar, água e fogo). Já para os estudantes do 4° e 5° ano a ideia é voltar no tempo e desvendar um furto que ocorreu durante a visita de D. Pedro II no município de Aracruz. Assim, todos os desafios propostos girarão em torno dessas histórias”, relata Shirlene.
Os trabalhos serão sequenciais e liberados semanalmente. Ao concluir cada desafio, o estudante ganhará uma senha para acessar a atividade da semana seguinte. “Todos fecharão o trabalho juntos ao final das cinco semanas, porém, o tempo utilizado para realizar cada exercício influenciará na questão da premiação. Os dois estudantes de cada ano que fizerem todos os exercícios de forma correta e usando menor tempo ganharão o projeto”, relata a diretora.
Em tempos de pandemia, acrescenta a diretora administrativa, a promoção da vivência de atividades deste tipo contribuirá para estimular o envolvimento familiar. “Nós do escotismo acreditamos que, nessas faixas etárias, os exercícios de criação de histórias contribuem para o desenvolvimento da criança e, é claro, são uma forma de desenvolver habilidades pessoais e de conhecer as localidades do município”, conta a diretora. Não precisa ser membro do grupo de Escoteiro para participar das atividades.
Grupo de Participação Social do Programa Suzano de Educação
O 19º Grupo de Escoteiros de Coqueiral também faz parte do Grupo de Participação Social do Programa Suzano de Educação, que busca envolver a sociedade na causa maior que é a educação, considerada responsabilidade de todos, buscando interagir e integrar as pessoas.
A Secretária Municipal de Educação Interina, Rosa Ghidette, pontua o valor da iniciativa. “O grupo é de suma importância para o município. São voluntários que se engajam em ações e projetos que visam a melhoria da qualidade da educação, mobilizando escolas, empresas e instituições em prol dos nossos estudantes.”, destaca Rosa.
Serviço
Seguem abaixo os links do desafio da 1° semana. Os demais serão postados também como notícias toda semana. Fique atento ao nosso site.
1º, 2º e 3º anos: https://youtu.be/NV-6pKLpWnQ
4º e 5º anos: https://youtu.be/eFaFZYpoqcQ
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar
- Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho
- Carnaval Aracruz 2025