Contribua para limpeza de nossa cidade: participe da coleta seletiva
Todos os meses em Aracruz são gerados mais de 2100 toneladas de resíduos domiciliares. Estudos apontam que aproximadamente 45% desses resíduos são recicláveis, ou seja, são resíduos que podem ser separados e transformados em novos produtos, diminuindo a retirada de matéria prima da natureza e possibilitando a nossa sobrevivência.
Com esse objetivo a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, incentiva e realiza a coleta seletiva no município evitando que materiais recicláveis sejam jogados no aterro sanitário, aumentando a vida útil deste, e ao mesmo tempo, beneficiando famílias em associação de catadores.
Os materiais recicláveis são recolhidos pela Associação Recicle Aracruz, das 8 às 16h, tanto na Sede quanto nos distritos, e de acordo com o cronograma montado pela prefeitura. Quem ainda não é cadastrado e deseja contribuir com a coleta seletiva basta entrar em contato através do telefone (27) 99741-8382 e realizar o cadastro. O caminhão recolherá o material na residência cadastrada de acordo com o cronograma. Para os moradores dos distritos catadores associados realizarão a coleta nas residências. Os materiais recicláveis coletados são encaminhados para a Associação de catadores. Todo material encaminhado para os galpões é triado e posteriormente comercializado pelos próprios Catadores.
Saulo Deambrozi, secretário da Setrans, explica que em uma época em que as pessoas estão tomando consciência dos problemas ambientais relacionados ao lixo urbano, a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos aparecem como grandes alternativas para diminuir a geração de lixo. “Isso representa mais eficiência, economia e qualidade para cidade e para os cidadãos”.
A Setrans orienta que os moradores deixem os resíduos dispostos, numa mesma sacola, da seguinte forma:
PAPEL: embalagens longa vida (leite, suco, achocolatado e outros), caixas de papel e papelão, jornais e revistas, papel de embrulho em geral;
METAL: atas de alumínio, bisnagas e tubos de aerossóis, panelas, chapas de aço, cobre, zinco e ferro;
PLÁSTICO: garrafas PET, copos, potes, tampas, sacolas plásticas, canos e tubos de PVC.
Coleta de vidros
A Associação de Catadores de Aracruz (Recicle Aracruz) realiza a cada 15 dias a venda dos vidros que são recolhidos por meio da Coleta Seletiva realizada no município. Para cadastrar sua casa e contribuir com esta ação ligue para o número (27) 9 9741 8382, ou acessar aplicativo Aracruz Online.
Deambrozi destaca que grande parte das garrafas de vidro descartadas pela população são destinadas na coleta domiciliar regular. “Para que este vidro tenha seu destino adequado, ou seja, enviado a coleta seletiva, cadastre sua casa que a Recicle Aracruz vai buscar na data agendada e você morador assim contribuí para a geração de renda dos associados além da redução de resíduos no aterro”.
Francine Sousa gerente da Limpeza Pública ressalta que a coleta seletiva hoje recolhe por mês cerca de 12 toneladas de vidro, porém é visível que este número pode ser muito maior, para isso pedimos que os estabelecimentos que comercializam bebidas, cadastrem junto a associação Recicle Aracruz. “Dessa forma contribuirão para a redução do volume de resíduo destinado ao aterro e no aumento da renda das famílias associadas que vivem da coleta seletiva, por se tratar de um produto ( vidro) reciclável”.
Confira abaixo os pontos de entrega voluntária no município:
PEV’s
- Mercado Municipal
Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
Sábado – 6 às 14h
- Primeira Igreja Batista (Pibara)
Segunda a sexta-feira – 8h às 19h
- Setrans
Segunda a sexta-feira – 8 às 16h
- Fábrica de Manilhas (Itaputera)
Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
Cadastro
App Aracruz Online
Solicitação de Serviços > Limpeza Pública > Coleta Seletiva.
Telefone: (27) 9 9741-8382 – Limpeza Pública
Informações e Cadastro:

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo