Prefeitura de Aracruz divulga Caderno Complementar – Olhares e Práticas Pedagógicas para a Educação Infantil

Publicado em: 21 de dezembro de 2020
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Café Literário de 2019 na CMEI Marília contou com a presença de familiares e amigos e com várias barracas de contação de histórias espalhadas pelo pátio.
Prefeitura de Aracruz divulga Caderno Complementar – Olhares e Práticas Pedagógicas para a Educação Infantil

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz elaborou nos anos de 2018 a 2020 o Caderno Complementar – Olhares e Práticas Pedagógicas para a Educação Infantil. O caderno foi construído a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e do Currículo do Espírito Santo (2018) e foi instituído oficialmente pelo Conselho Municipal de Aracruz, por meio da Resolução CMEA 05/2020.

De acordo com a Semed esse trabalho é fruto de um intenso percurso formativo que demandou muitos estudos, reflexões e diálogos entre professores, pedagogos, diretores e a equipe pedagógica da Secretaria de educação. “Foram momentos de significativas trocas de vivências e experiências que enriqueceram as práticas educativas, por meio dos diferentes olhares e práticas que se cruzaram em prol de uma educação infantil mais qualitativa”.

“O instrumento curricular complementar deve ser implantado nas escolas de educação infantil pública do Sistema Municipal de Ensino de Aracruz alinhando a proposta curricular municipal, aos pressupostos da BNCC e do currículo estadual, à luz das especificidades do município”, ressalta a Presidente do Conselho Municipal de Aracruz, Milene da Silva Weck Terra.

Para Lucimara Vitória Machado Loureiro, Coordenadora do Setor da Educação Infantil Municipal, é esperado que o caderno pedagógico seja suporte norteador nos momentos de estudo e reflexões coletivas e individuais sobre a concepção de criança, os princípios de atendimento da Educação infantil Municipal, o perfil dos profissionais que atendem as crianças nas escolas, a organização curricular e os Planos de Ensino que norteiam o trabalho pedagógico na Educação Infantil, por meio da proposta dialética de reflexão-ação-reflexão, subsidiando as tomadas de decisão referentes às propostas pedagógicas que permeiam o chão de cada sala de aula, com vista a evidenciar as aprendizagens e o desenvolvimento integral daquele que deve ser o centro do trabalho educativo: a criança.

A Secretaria de Educação convida todos os profissionais da educação para conhecer, internalizar e utilizar o documento em cada canto do município, com foco na construção de uma educação diferenciada e inovadora, atuando como protagonistas para a promoção de uma educação de excelência, garantindo assim, o direito de aprender de todas e cada uma de nossas crianças.

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