Agosto lilás: prefeitura realiza ação que marca o encerramento da campanha

Para marcar o encerramento da campanha Agosto Lilás, a secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) realizou uma ação na Praça Monsenhor Guilherme Schimtz, com o objetivo de conscientizar a população quanto ao combate à violência da mulher.
O momento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, das secretarias municipais da Semds, Iohana Kroehling, de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho, dos vereadores Bibi Rossato e Carlinho Matias, a Juíza e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Hermínia Azoury, funcionários da Semds, da secretaria de Saúde (Semsa) e sociedade civil.
A abertura da solenidade foi marcada pela apresentação de mulheres atendidas pelo Centro de Convivência dos Idosos (CCI), que encenaram momentos de violência vividos por mulheres em suas relações conjugais, como forma de conscientizar e reduzir casos de agressão.
“É uma honra poder receber autoridades para discutir esse tema em praça pública. Precisamos conscientizar e levar a reflexão de que a violência contra a mulher precisa acabar. Aliados à lei, temos nossos soldados, que as defendem contra a violação de seus direitos. São profissionais que se empenham muito para fazer o melhor para a população aracruzense”, destacou a secretária da Semds, Iohana Kroehling.
Para a juíza Hermínia Azoury, a violência contra a mulher é histórica e cultural. “Já vivenciei muitos casos ao longo desses anos e que se eu fosse escrever um livro, seria um relato muito triste. Esses atos fazem parte da história e isso precisamos mudar. Por isso digo, eduquem seus filhos para serem cidadãos e não agressores, e eduquem suas filhas para serem cidadãs e não subservientes. Aproveito a oportunidade para parabenizar os CRAS´s de Aracruz pelo trabalho em prol dessa ação de tamanha importância”, disse.
O ônibus rosa, disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, estacionou na praça para ofertar orientação e atendimento às mulheres. Além disso, a ação contou também com a oferta de serviços da política assistencial, testes e aferição de pressão. Alunos de psicologia, direito e enfermagem da FAACZ também estiveram na praça prestando auxílio nos atendimentos.
“As ações do Agosto Lilás são importantes para fortalecermos a sociedade quanto ao combate à violência contra a mulher e também, para que elas quebrem o silêncio e denuncie os atos. Nossas equipes têm desenvolvido um importante trabalho na preservação da vida da mulher e também na formação de cidadãos de bem”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito