Aracruz avança na gestão pública com planejamento estratégico para os próximos dez anos

Publicado em: 24 de março de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação
Aracruz avança na gestão pública com planejamento estratégico para os próximos dez anos

A Prefeitura de Aracruz, em parceria com sociedade civil organizada e coordenado pela Fundação Dom Cabral, elaborou o Planejamento Estratégico 2025-2035, um marco para a modernização da administração municipal e para melhorias estruturantes da cidade. O plano surge em um momento de ascensão do município, que vem experimentando um crescimento acelerado com a chegada e instalação de novas empresas, ampliando a demanda por serviços públicos eficientes e de qualidade.

Para execução, monitoramento das metas e dos objetivos traçados, a Fundação Dom Cabral sugeriu uma uma nova estrutura organizacional, já que a última reestruturação administrativa ocorreu há quase duas décadas. O último plano consolidado foi em 2006, com ajustes pontuais em 2013. Diante das transformações econômicas, sociais e tecnológicas dos últimos anos, foi identificada a necessidade urgente de atualizar suas diretrizes e processos. O objetivo é alinhar a gestão pública às melhores práticas de governança, priorizando a tecnicidade e a eficiência dos servidores, além de atender às expectativas da população.

A modernização da gestão pública proposta não se limita à extinção ou criação de cargos, nem à simples alteração de nomenclaturas. Trata-se de uma reforma ampla e necessária para atender esse planejamento, que visa aumentar a eficiência dos serviços prestados à população, otimizar o uso de recursos públicos e garantir transparência nas ações do poder público. O foco é que os cidadãos percebam, no cotidiano, os impactos positivos dessa transformação, por meio de atendimentos mais ágeis, processos simplificados e uma administração mais próxima das necessidades da comunidade.

A atual gestão tem como prioridade o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico de Aracruz, aliados a uma atuação séria, humana e transparente. Nos últimos anos, a prefeitura tem investido em obras estruturantes que não apenas preparam a cidade para o futuro, mas também melhoram a qualidade de vida dos cidadãos.

Segundo Rogério Sarmenghi, escritor aracruzense, o planejamento estratégico é primordial para que a cidade cresça de forma ordenada. “Foi uma satisfação participar da elaboração do Planejamento Estratégico do município, pensando nos próximos dez anos. Desde o início percebi a seriedade na condução desse processo, seriedade essa que é a marca da gestão. Tudo que fazemos na vida precisa ser de forma planejada e, neste caso, na abrangência como foi elaborado, vai fazer com que Aracruz esteja preparada para o crescimento econômico e social que já está aí”, comentou.

A representante da classe empresarial, Dora Maria Castoldi, disse que participar das etapas do Planejamento foi uma experiência desafiadora, mas extremamente enriquecedora. “Conciliar as atividades e rotinas empresariais com a elaboração do planejamento, exigiu de todos nós dedicação extra. No entanto, cada momento valeu a pena. A troca constante de ideias com diversos atores foi muito gratificante e importante. A divergência existente durante o processo contribuiu para soluções mais robustas. A metodologia proporcionou para todos nós liberdade, respeito e imparcialidade. O sentimento é de dever cumprido e acredito que trará mais qualidade de vida, desenvolvimento e crescimento invejável”, relatou.

A secretária de Governo, Jeesala Coutinho, explicou que a reforma administrativa vai muito além da reestruturação de cargos. "Nossa visão é transformar a gestão pública de forma sustentável e tecnológica para colocar o cidadão no centro das nossas ações. Sabemos que a demanda por serviços públicos tem aumentado e, por isso, estamos trabalhando para enfrentar esses desafios. Com o apoio de todos – prefeitura, sociedade civil e nossos servidores – estamos construindo uma gestão mais transparente, eficiente e humana, que já é perceptível no dia a dia. Essa modernização é fundamental para garantir que Aracruz continue crescendo, assegurando qualidade de vida para todos os cidadãos. Não se trata apenas de uma questão técnica ou burocrática, mas de cuidar melhor de quem vive aqui, ouvindo as necessidades da população e agindo com responsabilidade e humanidade. Nosso maior objetivo é garantir que esse crescimento seja justo, inclusivo e sustentável para todos", concluiu.

“Estamos vivendo um momento único em Aracruz, com um crescimento econômico significativo e novas oportunidades surgindo a cada dia. No entanto, para que esse desenvolvimento ocorra de forma organizada e beneficie todos os cidadãos, precisamos de uma gestão mais moderna, ágil e com eficácia. O Planejamento Estratégico 2025-2035 é um passo fundamental nessa direção. Ele não apenas atualiza nossa administração para os desafios atuais, mas também garante que estejamos preparados para o futuro. Queremos que a população sinta, na prática, os resultados dessa modernização, com serviços públicos de qualidade e um governo cada vez mais próximo das pessoas”, disse o prefeito Dr. Coutinho.

Compromisso com o futuro

O Planejamento Estratégico 2025-2035 reflete o compromisso da Prefeitura de Aracruz com o crescimento da cidade e a melhoria contínua dos serviços públicos. A administração municipal reforça que todas as mudanças implementadas são sempre baseadas na transparência e no diálogo, visando sempre o bem-estar da população e o crescimento ordenado da cidade.

Compartilhe em suas redes sociais: