Aracruz convida lideranças das comunidades tradicionais para participar de oficina sobre planejamento sustentável
A prefeitura de Aracruz convida as lideranças das comunidades tradicionais para participar da apresentação e oficina do Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro do Espírito Santo (ZEEC-ES), que acontece no dia 28 de junho (sábado), das 13h às 17h, na Base Oceanográfica da UFES. A ação estratégica implementada pelo Governo e voltada ao futuro ambiental e socioeconômico do Estado, vai abranger os 19 municípios litorâneos e seus territórios marinhos adjacentes, marcando um passo decisivo rumo a um modelo de planejamento sustentável e integrado para a ocupação e uso do litoral capixaba.
O objetivo do ZEEC-ES é promover o ordenamento territorial de forma integrada, participativa e ambientalmente responsável. A ação busca compatibilizar o crescimento econômico com a preservação dos ecossistemas, assegurando a conservação dos recursos naturais e a valorização das comunidades tradicionais que dependem diretamente do mar para manter seus modos de vida.
“A costa capixaba é rica em biodiversidade e potencial econômico. Em Aracruz podemos observar grandes variedades desse mundo ecológico. Com o ZEEC-ES, estamos estabelecendo uma base sólida para que o desenvolvimento ocorra com equilíbrio e respeito à natureza e às pessoas que vivem do território”, falou o prefeito Dr. Coutinho.
Próximos Passos
O projeto encontra-se atualmente em fase de consultas públicas e oficinas participativas nos municípios costeiros, com cronograma previsto para ser concluído até o início de 2026. Após a consolidação das diretrizes, o ZEEC-ES se tornará uma importante ferramenta de referência para políticas urbanas, ambientais e econômicas em toda a faixa litorânea capixaba, reforçando o compromisso com o desenvolvimento equilibrado, a melhoria da qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura disponibiliza lista de estabelecimentos credenciados para o fornecimento de materiais escolares e uniformes. Auxílio financeiro é liberado nesta sexta-feira (27)
- Aracruz inicia ações do mês de março com cerca de 1.000 exames na Carreta da Mulher
- Mais de 800 famílias conquistam a regularização de seus imóveis em Aracruz
- Prefeitura e Caixa Econômica Federal assinam Ordem de Serviço do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- Quadra poliesportiva e novas salas de aula da Emefti Honório Nunes de Jesus são inauguradas
- Ação Cidadã realiza 17 atendimentos e amplia encaminhamentos à rede de cuidado
- Prefeitura disponibiliza formulário eletrônico para cadastro de estabelecimentos interessados no fornecimento de materiais escolares e uniformes
- 01ª Chamada Emergencial Edital 002/2025 - SEMED
- 11ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz será sede do Campeonato Aracruz Beach Soccer Cup