Aracruz recebe simulado de salvamento aquático na Praia de Barra do Sahy neste sábado (14)
Alta temporada de verão, período em que a orla recebe grandes números de banhistas, vamos manter a atenção no mar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros vai promover um simulado de salvamento aquático. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Saúde (Semsa), Turismo e Cultura (Semtur), Equipe de Educação Ambiental do Meio Ambiente (Semam), além da participação do Instituto de Pesquisa e reabilitação dos Animais Marinhos (Ipram). O simulado acontece nesta sábado (14) de 09h às 13h na Praia de Barra do Sahy.
O treinamento tem como objetivo preparar as equipes para situações reais de emergência no ambiente aquático, como afogamentos e atendimentos pré-hospitalares em regiões litorâneas. A iniciativa busca fortalecer a integração entre os órgãos envolvidos, garantindo mais agilidade, eficiência e segurança nas ocorrências.
Durante o simulado, serão realizadas ações práticas de resgate no mar, atendimento às vítimas na faixa de areia e encaminhamento para suporte avançado, reproduzindo cenários que podem ocorrer principalmente em períodos de grande movimentação turística.
A equipe de educação de meio ambiente também estará presente no local, abordando o tema da balneabilidade. A ação visa orientar moradores e turistas sobre a qualidade da água para banho, os critérios utilizados para avaliação, os riscos à saúde em áreas impróprias e a importância da preservação ambiental para manter as praias limpas e seguras.
A escolha da Praia de Barra do Sahy reforça a importância da prevenção e da preparação das equipes em uma das áreas mais visitadas do município. A ação também evidencia o compromisso das instituições com a segurança da população e dos visitantes.
A organização informa que o simulado será previamente sinalizado e orienta que moradores e turistas que estiverem na região que possam acompanhar a atividade com atenção às orientações das equipes no local.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura disponibiliza lista de estabelecimentos credenciados para o fornecimento de materiais escolares e uniformes. Auxílio financeiro é liberado nesta sexta-feira (27)
- Aracruz inicia ações do mês de março com cerca de 1.000 exames na Carreta da Mulher
- Mais de 800 famílias conquistam a regularização de seus imóveis em Aracruz
- Prefeitura e Caixa Econômica Federal assinam Ordem de Serviço do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- Quadra poliesportiva e novas salas de aula da Emefti Honório Nunes de Jesus são inauguradas
- Ação Cidadã realiza 17 atendimentos e amplia encaminhamentos à rede de cuidado
- Prefeitura disponibiliza formulário eletrônico para cadastro de estabelecimentos interessados no fornecimento de materiais escolares e uniformes
- 01ª Chamada Emergencial Edital 002/2025 - SEMED
- 11ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz será sede do Campeonato Aracruz Beach Soccer Cup