Censo 2022: Prefeitura de Aracruz orienta moradores a receber recenseadores do IBGE

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem a público orientar os moradores para que os mesmos possam receber em seus domicílios os recenseadores para levantamento dos dados do Censo 2022.
Segundo o IBGE, mesmo os recenseadores estando sempre uniformizados com coletes de identificação, boné do Censo, crachá e Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), a recusa para recebê-los é grande, o que dificulta o trabalho. Durante a visita estão sendo aplicados dois tipos de questionários: o básico, que contém 26 quesitos, e leva cerca de cinco minutos para ser respondido, e o ampliado, que conta com 77 perguntas e é respondido em cerca de 16 minutos em 11% dos domicílios.
Neste ano, além da coleta presencial, também é possível responder pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Os trabalhos se inciaram em agosto e se encerrarão na primeira semana de novembro. O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos para se fazer um levantamento amplo de coleta de dados sobre a população brasileira, o que permite traçar um perfil socioeconômico do país.
Com isso é possível saber exatamente, por exemplo, qual o tamanho da população, sua faixa etária, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, dentre outras informações. Vale ressaltar que as informações levantadas pelo Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.
Atualmente, estima-se que a população brasileira é de 215 milhões de pessoas morando em 75 milhões de domicílios no país. Para qualquer dúvida, o IBGE oferece ao cidadão uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito