Finanças disponibiliza boletos para pagamento do IPTU e da Taxa de Lixo

Publicado em: 07 de março de 2025
Texto: Thiago Rosse de Barros
Imagem: Comunicação
Finanças disponibiliza boletos para pagamento do IPTU e da Taxa de Lixo

A Secretaria de Finanças (Semfi) já disponibilizou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 e a Taxa de Lixo para pagamento. Até o dia 10 de abril, o cidadão que optar pelas Cotas Únicas vai aproveitar um desconto de 10%. Se você optar pelo parcelamento, o imposto e a taxa poderão ser divididos automaticamente em nove (9) vezes, com vencimentos de 10 de abril a 10 de dezembro de 2025.

A arrecadação do IPTU é fundamental para o crescimento e melhorias no município. Com esses recursos, a Prefeitura investe em áreas essenciais, como infraestrutura, saúde, educação, entre outros, garantindo que a cidade se desenvolva de forma sustentável e atenda melhor a toda a população. Já a Taxa de Lixo é um tributo essencial para manter a cidade limpa e garantir a destinação correta dos resíduos sólidos. Com o pagamento dessa taxa, os cidadãos contribuem diretamente para a melhoria da coleta de lixo e para o cuidado com o meio ambiente.

“A aplicação desses recursos reflete diretamente na qualidade de vida da população, proporcionando ruas mais bem cuidadas, espaços públicos mais agradáveis e serviços essenciais de melhor qualidade. Assim como nos anos anteriores, a Prefeitura de Aracruz também disponibiliza o pagamento parcelado, por oferecer maior flexibilidade para os cidadãos, permitindo que o valor seja distribuído ao longo do ano sem pesar tanto no bolso”, disse o secretário da Semfi, Geraldo Magela.

Em parceria com o Banestes, a prefeitura dá um passo importante na modernização dos serviços oferecidos ao contribuinte. “Com a nova funcionalidade disponível no aplicativo do Banestes, os correntistas poderão consultar e pagar seus débitos do IPTU de forma mais rápida e prática, diretamente pelo celular. Esse avanço reforça nosso compromisso com a inovação e facilitação do acesso às informações tributárias. Somos pioneiros nessa iniciativa e temos orgulho em estrear essa ferramenta, que tornará a vida do cidadão aracruzense mais simples e ágil”, acrescentou Magela.

Onde emitir o boleto do IPTU e da Taxa de Lixo?

A Secretaria de Finanças vai enviar os boletos do IPTU e da Taxa de Lixo para os imóveis via Correios. No entanto, os boletos também estão disponíveis para emissão de forma prática através do Portal Finanças Fácil da Prefeitura (após clicar em Portal de Serviços), onde o contribuinte pode acessar diretamente os links: IPTU 2025 e Taxa do Lixo 2025.

Outra opção de atendimento é a Casa do Cidadão, localizada na Rua Padre Luiz Parenzi, 710, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para dúvidas ou mais informações, a Secretaria de Finanças disponibiliza atendimento via WhatsApp para o Cadastro Imobiliário/IPTU no número: 3270-7951.



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