Gestão eficiente e justa dos resíduos sólidos: pesquisas e levantamentos de dados continuam para elaboração do Plano de Saneamento Básico em Aracruz
Desde o dia 15 de janeiro a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Fundação Técnica do Espírito Santo (FEST), Laboratório de Gestão e Saneamento Ambiental (Lagesa) e IFES estão desenvolvendo uma gestão mais eficiente e justa dos resíduos sólidos, objetivando a elaboração do Plano de Saneamento Básico no município. As ações estão ocorrendo, inicialmente, na sede de Aracruz, e, posteriormente, nos distritos e na orla.
Os alunos de Química Industrial do IFES estão fazendo visitas em lojas e comércios coletando dados necessários para o andamento da pesquisa que objetiva caracterizar a geração diária de resíduos, além de avaliar as despesas atuais, buscando um melhor caminho para diminuir o custo a todos. Estão sendo avaliados setores de comércio, escritórios, serviços de acomodação, lazer, diversão, dentre outros.
Na manhã desta quarta-feira (8), os alunos estiveram no Supermercado Oriundi para dar continuidade aos trabalhos e verificaram que são gerados, aproximadamente, de nove a dez toneladas de resíduos a cada mês. Já na parte da tarde eles estarão no Edifício Ravena. A pesquisa de estratégia de revisão de geração de resíduos sólidos provenientes de estabelecimentos comerciais está sendo realizada por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), que vem com um questionário técnico a ser preenchido por cada parte envolvida.
Dificuldades para o levantamento de dados
De acordo com a equipe, está havendo muita dificuldade para fazer o levantamento de dados, principalmente em escritórios, que não atendem a chamada. “Na maioria das vezes, quando se tratam de escritórios fechados, quando tocamos a campainha e nos identificamos, eles não retornam, e isso tem nos atrapalhado, pois não conseguimos ter acesso aos dados que precisamos para completar nossa pesquisa”, destacou um dos alunos.
Vale ressaltar que no dia 12 de janeiro deste ano foi realizada uma reunião na prefeitura de Aracruz que buscou apoio junto à AMEAR e CDL para a selecionar 400 empreendimentos comerciais que caracterizam a geração diária de resíduos, além de avaliação de conhecimento sobre as despesas com o manejo. Para isso estão sendo verificados a produção diária e média de resíduos e suas composições, consumo médio de água e luz, além das destinações usuais de cada setor.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Coqueiral recebe pela segunda vez uma etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Polo UAB Aracruz parabeniza estudantes que se graduaram em Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet
- Aracruz avança e chega ao 3º lugar entre os municípios mais competitivos do Espírito Santo
- Desenvolvimento Social realiza mais uma Ação Cidadã com serviços voltados à população em situação de rua
- Prefeitura lança cartilha para ampliar participação de Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas
- Aracruz recebe unidade do SESI com estrutura moderna e foco na formação integral
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- 7ª Formação do PSE em 2026 enfatiza os benefícios da atividade física e da saúde mental
- Aracruz é escolhido para sediar Encontro Regional do Selo de Segurança Pública Municipal do MPES
- Aracruz busca em Baixo Guandu referência para implantação de estacionamento rotativo