Meio Ambiente avança na recuperação de 27 hectares de restinga na Aroeiras do Riacho

Em um cenário onde a natureza e a cultura tradicional se entrelaçam, Aracruz dá mais um passo firme rumo à sustentabilidade. O Instituto Peroá, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), e por meio de recursos do Projeto Tiwá de restauração ecológica produtiva, financiado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF-Brasil), está realizando a recuperação de 27 hectares de restinga na Área de Relevante Interesse Ecológico Municipal (Ariem) “Aroeiras do Riacho”, localizada entre o distrito de Vila do Riacho e a área indígena de Comboios.
A Ariem “Aroeiras do Riacho” possui cerca de 151 hectares de rica biodiversidade e tem como missão proteger a flora nativa da restinga, promover corredores ecológicos, educação ambiental, turismo de base comunitária e valorizar os saberes tradicionais. Apesar das marcas deixadas pela extração de areia e pelo pisoteio de animais, a força da natureza segue viva. E agora, com apoio técnico, político e comunitário, ela floresce com vigor renovado.
Até o momento, já foram plantadas aproximadamente 5.000 mudas de espécies nativas, sendo muitas com valor medicinal, alimentício e ecológico, como aroeira, pitanga, amescla, biriba, ingá, caju, araçá, copaíba e guanandi. Além disso, mais de 230 kg de “muvuca de sementes”, uma mistura rica e diversa de sementes nativas da restinga, foram lançadas ao solo, fornecidas pela rede indígena de coletores de sementes Tupyguá, formada por 54 coletores de nove aldeias, sendo 44 mulheres.
“A restauração da restinga é mais do que uma ação ambiental, é um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável de Aracruz. Ao recuperarmos áreas degradadas com espécies nativas e utilizarmos técnicas de muvuca de sementes em parceria com comunidades tradicionais, estamos não apenas fortalecendo os ecossistemas locais, mas também fomentando cadeias produtivas, como a coleta de frutos nativos e o uso sustentável de espécies medicinais. Estamos preparando Aracruz para um futuro mais resiliente, inclusivo e alinhado às diretrizes da sustentabilidade global. O investimento em natureza é, sobretudo, um investimento na qualidade de vida da população, na segurança hídrica, no turismo ecológico e na atração de novas oportunidades verdes”, disse o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
A ação integra o Planejamento Estratégico da Gestão Municipal de Aracruz, dentro do Eixo Sustentabilidade, e dialoga com o projeto âncora ‘Aracruz Mais Verde’ e o Plano Municipal da Mata Atlântica, que será em breve submetido ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O prefeito Dr. Coutinho disse que o município também segue pautado pelas questões do meio ambiente. “A natureza pede passagem, e nós ouvimos seu chamado. Com ciência, respeito e inclusão, estamos reescrevendo a história da Aroeiras do Riacho. Aracruz está no caminho certo, equilibrando crescimento com proteção ambiental e justiça social. A ação representa um marco dentro da nossa estratégia de desenvolvimento sustentável para nossa cidade. Nosso compromisso é com um futuro onde o progresso e a preservação caminham lado a lado”.
A união entre gestão pública, ciência, saber tradicional e comunidades locais está transformando paisagens e fortalecendo vínculos com a natureza.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Sinalização: Placas de identificação estão sendo instaladas nas ruas
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF