Prefeitura apresenta “Cartilha de Boas Práticas” para gestão dos contratos administrativos
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), realizou na tarde desta quinta-feira (19) a apresentação da Cartilha de Boas Práticas: Planejamento, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, voltada para fiscais de contratos do município e agentes PPA. O objetivo foi discutir a importância e a responsabilidades na fiscalização das aquisições e execução dos serviços contratados. A apresentação foi ministrada pela Corregedora Municipal, Thainá Machado Vassoler Vecchi, com foco na nova lei de licitação nº 14.133/2021.
Na abertura do encontro, o Controlador-Geral, Luís Fernando Mendonça Alves ressaltou a importância do encontro e de se estabelecer um canal de diálogo entre a Controladoria e os servidores fiscais e gestores de Contrato. “O fiscal é o mais importante agente da administração no que se refere ao contrato que supervisiona. A Controladoria deve prestar auxílio, sanado dúvidas e subsidiando com informações relevantes para prevenir riscos na execução contratual. Por isso a importância de ter um canal de comunicação direto entre a fiscalização e a controladoria”, disse.
A Secretária de Ações Estratégica, Jeesala Coutinho, representando o prefeito, também destacou a importância da capacitação e do trabalho realizado pelos servidores que atuam na fiscalização e na gestão das contratações municipais. “Através do trabalho de vocês que o município consegue realizar contratações eficientes e prestar serviços para cidadãos. Portanto, momentos como esses, de treinamento e capacitação, são sempre bem-vindos e necessários”.
Durante o encontro, foram abordados diversos aspectos relacionados à fiscalização de contratos públicos, desde o planejamento, a seleção de fornecedores até o acompanhamento rigoroso da execução dos serviços. Os fiscais receberam orientações sobre como identificar possíveis problemas, verificar o cumprimento das cláusulas contratuais, avaliar a qualidade dos serviços prestados e tomar medidas corretivas quando necessário.
A Cartilha de Boas Práticas, que está disponível em anexo, visa auxiliar os servidores responsáveis pela fiscalização das contratações municipais na melhor execução do trabalho, de forma que os serviços sejam prestados da melhor forma para o cidadão.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap