Prefeitura apresenta “Cartilha de Boas Práticas” para gestão dos contratos administrativos

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), realizou na tarde desta quinta-feira (19) a apresentação da Cartilha de Boas Práticas: Planejamento, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, voltada para fiscais de contratos do município e agentes PPA. O objetivo foi discutir a importância e a responsabilidades na fiscalização das aquisições e execução dos serviços contratados. A apresentação foi ministrada pela Corregedora Municipal, Thainá Machado Vassoler Vecchi, com foco na nova lei de licitação nº 14.133/2021.
Na abertura do encontro, o Controlador-Geral, Luís Fernando Mendonça Alves ressaltou a importância do encontro e de se estabelecer um canal de diálogo entre a Controladoria e os servidores fiscais e gestores de Contrato. “O fiscal é o mais importante agente da administração no que se refere ao contrato que supervisiona. A Controladoria deve prestar auxílio, sanado dúvidas e subsidiando com informações relevantes para prevenir riscos na execução contratual. Por isso a importância de ter um canal de comunicação direto entre a fiscalização e a controladoria”, disse.
A Secretária de Ações Estratégica, Jeesala Coutinho, representando o prefeito, também destacou a importância da capacitação e do trabalho realizado pelos servidores que atuam na fiscalização e na gestão das contratações municipais. “Através do trabalho de vocês que o município consegue realizar contratações eficientes e prestar serviços para cidadãos. Portanto, momentos como esses, de treinamento e capacitação, são sempre bem-vindos e necessários”.
Durante o encontro, foram abordados diversos aspectos relacionados à fiscalização de contratos públicos, desde o planejamento, a seleção de fornecedores até o acompanhamento rigoroso da execução dos serviços. Os fiscais receberam orientações sobre como identificar possíveis problemas, verificar o cumprimento das cláusulas contratuais, avaliar a qualidade dos serviços prestados e tomar medidas corretivas quando necessário.
A Cartilha de Boas Práticas, que está disponível em anexo, visa auxiliar os servidores responsáveis pela fiscalização das contratações municipais na melhor execução do trabalho, de forma que os serviços sejam prestados da melhor forma para o cidadão.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade