Prefeitura disponibiliza formulário eletrônico para solicitação de poda e corte de árvore

A Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semam), está disponibilizando em seu site, um formulário eletrônico para que o munícipe possa fazer a solicitação para poda e corte de árvores que se encontram em áreas públicas no perímetro urbano. Já em propriedade particular, situada no perímetro urbano, fica o proprietário responsável a promover a poda sem necessidade de autorização da Semam. De acordo com a Lei Municipal 3.730 (21/10/2013), que dispõe Sobre a Arborização Urbana no Município de Aracruz, nesse serviço fica vedada a realização de poda excessiva ou drástica da arborização para não afetar significativamente o desenvolvimento natural de sua copa, não podendo ser extraído também a raiz.
Para realizar o pedido é necessário preencher o “Requerimento de Poda” ou “Supressão de Indivíduo Arbóreo” acessando o link “Cidadão – Processo Eletrônico” (CLIQUE AQUI). Na ocasião é obrigatório anexar ao requerimento documentos como: cópia de identificação com foto (RG, CNH) do requerente; comprovante de residência em nome do requerente (quando imóvel próprio); comprovante de residência acompanhado de documento de identificação com foto (RG, CNH) do proprietário com autorização assinada pelo proprietário do imóvel para execução do serviço solicitado (quando imóvel alugado).
Além disso, a pessoa pode realizar abertura de processo no Protocolo Geral do Município, que fica na Casa do Cidadão, localizado na Rua Padre Luiz Parenzi, nº 710, Centro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Essa situação também aplica-se a órgãos e departamentos como secretarias, coordenações, apoios, postos de saúde, escolas e creches, por exemplo.
Com a solicitação feita, um técnico se dirigirá ao local para vistoria e avaliação. Caso seja aprovada, será atendida mediante agendamento na programação do cronograma dos serviços realizados nos bairros, disponibilizado no “Portal de Processo Eletrônico”, onde o cidadão pode fazer a consulta de previsão de atendimento no seu bairro. Para isso será necessário fazer o pedido com antecedência mínima de 15 dias, especialmente se houver necessidade de poda ou corte de árvore com o objetivo de construção ou reforma.
Em alguma situação de emergência serão feitos atendimentos fora da programação somente em casos de risco iminente à vida, mediante avaliação prévia do responsável técnico e da Defesa Civil. A Semam solicita o encaminhamento de fotos, caso seja possível, junto ao processo para facilitar na identificação do endereço. Em caso de dúvidas os interessados também podem ligar nos telefones (27) 3270-8243 e (27) 99733-8606, das 12h às 18h.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Vitória no motocross tem pilotos de Aracruz
- Delegação infantil de Aracruz embarca rumo às finais estaduais dos Jogos Escolares
- Turismo e Cultura: Aracruz é campeã no atendimento e cenografia na Feira dos Municípios
- Aracruz se destaca nos jogos escolares com medalhas no vôlei e no handebol
- Saúde publica 4ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio