Prefeitura em parceria com Polícia Militar recolhe veículos abandonados nas vias da cidade
Para melhorar o ordenamento da cidade e proporcionar mais proteção aos moradores, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdur), em parceria com a Policia Militar, tem recolhido veículos com características de abandono nas vias do município, visando deixar as ruas e avenidas da cidade mais limpas e melhores para o tráfego. São retirados especialmente aqueles veículos que se encontram em condições precárias e inaptas para circulação.
De acordo com o gerente de Fiscalização de Obras e Posturas, Paulo Roberto Rodrigues, esses veículos oferecem riscos à população. “São veículos abandonados nas ruas a céu aberto por muito tempo, começam a gerar acúmulo de lixo e de água, gerando proliferação de pragas, insetos por conta da sujeira e criadouro do mosquito da dengue. Diante disso, o recolhimento deles é fundamental para a saúde da comunidade e também para a segurança nas vias públicas, por isso o nosso trabalho é constante neste sentido, tanto orientando quanto efetuando a fiscalização”.
O gerente explica ainda que quando o veículo abandonado for identificado, o morador pode ligar para Ouvidoria da Prefeitura. “Uma equipe vai ao local e verifica a situação do veículo. Caracterizado o abandono, informamos a Polícia Militar e o veículo é removido do local. A remoção é essencial e também uma questão de saúde, pois dependendo do estado do veículo, quando chove há acumulo de água, podendo virar criadouro de mosquitos da dengue”, ressalta Paulo, que finaliza pedindo a colaboração da população para que cumpra as normas de trânsito e ajude a garantir uma cidade mais organizada e limpa.
A moradora do bairro Segatto, dona Maria José parabenizou a prefeitura por essa ação. “Esses carros atrapalham nossa locomoção e podem se tornar focos para reprodução do mosquito da dengue e de animais peçonhentos. Também trazem insegurança, além de ocuparem vagas de estacionamento. Só temos a agradecer a prefeitura e a polícia militar, esse trabalho é nota dez”.
LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 (Código de Trânsito Brasileiro)
Art. 279-A. O veículo em estado de abandono ou sinistrado poderá ser removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente do Sistema Nacional de Trânsito independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do Contran. (Redação dada pela Lei nº 14.599, de 2023)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento