Projeto Monitores da Orla de Aracruz está em fase de seleção dos monitores
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), lançou em novembro do ano passado, o Chamamento Público (002/2022) para executar o Projeto Monitores Ambientais da Orla, em parceria com a Associação Amigos do Piraquê-Açu (AMIP).
O objetivo é promover ações de educação ambiental, conscientizando os moradores e turistas quanto à importância da biodiversidade e conservação das praias de Barra do Sahy, Biologia e Padres. A ação envolve a criação de uma equipe estruturada, formada por alunos do ensino médio, residentes nas comunidades do entorno, para monitorar o uso sustentável das referidas praias.
“Nosso litoral abriga belíssimas praias, sendo algumas urbanizadas e outras com poucas intervenções urbanas. Vale ressaltar que estas intervenções podem comprometer a qualidade ambiental das praias, como o uso de churrasqueiras em locais inadequados, cortes da vegetação nativa, acúmulo de lixo, dentre outros. Por isso nossa intenção é otimizar a relação do ambiente com a sociedade, fomentando o debate sobre a importância de regulamentar e ocupar de forma equilibrada, sustentável e responsável essas áreas”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.
Ao todo 22 alunos serão capacitados, e desses 22, a AMIAP selecionará 18 que irão atuar de quinta-feira a domingo durante o verão. A Previsão é que os serviços se inciem nas próximas semanas com ações em rede, ou seja, instituições da área ambiental, de turismo e da educação, associações de moradores e comunitárias, comércios, coletivos e entidades socioculturais que se relacionarem com as ações desenvolvidas pelo projeto.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde ganha micro-ônibus e fortalece transporte sanitário de pacientes
- Chamamento Público: Edital nº 029/2025 - "Mestra Aumerinda Pinto Joaquim"
- 5ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Junho Vermelho: Prefeitura promove palestra sobre a doação de sangue
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Feirinha de Aracruz está de volta e ganha novo endereço
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)