Projeto Monitores da Orla de Aracruz está em fase de seleção dos monitores

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), lançou em novembro do ano passado, o Chamamento Público (002/2022) para executar o Projeto Monitores Ambientais da Orla, em parceria com a Associação Amigos do Piraquê-Açu (AMIP).
O objetivo é promover ações de educação ambiental, conscientizando os moradores e turistas quanto à importância da biodiversidade e conservação das praias de Barra do Sahy, Biologia e Padres. A ação envolve a criação de uma equipe estruturada, formada por alunos do ensino médio, residentes nas comunidades do entorno, para monitorar o uso sustentável das referidas praias.
“Nosso litoral abriga belíssimas praias, sendo algumas urbanizadas e outras com poucas intervenções urbanas. Vale ressaltar que estas intervenções podem comprometer a qualidade ambiental das praias, como o uso de churrasqueiras em locais inadequados, cortes da vegetação nativa, acúmulo de lixo, dentre outros. Por isso nossa intenção é otimizar a relação do ambiente com a sociedade, fomentando o debate sobre a importância de regulamentar e ocupar de forma equilibrada, sustentável e responsável essas áreas”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.
Ao todo 22 alunos serão capacitados, e desses 22, a AMIAP selecionará 18 que irão atuar de quinta-feira a domingo durante o verão. A Previsão é que os serviços se inciem nas próximas semanas com ações em rede, ou seja, instituições da área ambiental, de turismo e da educação, associações de moradores e comunitárias, comércios, coletivos e entidades socioculturais que se relacionarem com as ações desenvolvidas pelo projeto.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- Equipe psicossocial participa de Roda de Conversa com assistente social da 13ª Delegacia Regional de Aracruz (DPCAI)
- Prazo para o Alistamento Militar deve ser realizado até 30 de junho
- Encontro Estadual de Cooperação Técnica debate os Planos Decenais de Educação
- 26ª Expo Aracruz: Chamamento Público para interessados em atividade de comércio, produtos e serviços
- Centro Educacional Esther Nascimento do Santos realiza 1º Encontro da Família na Escola
- Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: Cmei Francisca Rocha Ribeiro realiza exposição de trabalhos durante culminância do projeto
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 8ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: 9ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Meio Ambiente abre cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2025