Reunião entre Secretaria de Meio Ambiente e Comunidades Pesqueiras marca fim da Piracema
O período de restrição de pesca, conhecido como Piracema, chegou ao fim em 29 de fevereiro, permitindo que os pescadores retomem suas atividades.
Para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, a Secretaria de Meio Ambiente convidou lideranças das comunidades de Irajá, Pirassununga, Boa Vista, Lagoinha, Caieiras, Santa Cruz e Sede para discutir as normas de pesca, limites estabelecidos e ações de fiscalização. A reunião teve como objetivo esclarecer os direitos, deveres e obrigações de cada parte envolvida.
A comunidade pesqueira, que desenvolve suas atividades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, necessita da sustentabilidade dos recursos pesqueiros, além de entender a importância de se cumprir as normas.
Além de apresentar normas vigentes, a comunidade teve a oportunidade de contribuir com informações para aprimorar a gestão da pesca na Unidade de Conservação. A SEMAM anunciou planos de ampliar a fiscalização da pesca na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piraquê-açu, aplicar regras federais, cadastrar pescadores e promover atividades de educação ambiental nas comunidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde ganha micro-ônibus e fortalece transporte sanitário de pacientes
- Chamamento Público: Edital nº 029/2025 - "Mestra Aumerinda Pinto Joaquim"
- 5ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Junho Vermelho: Prefeitura promove palestra sobre a doação de sangue
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Feirinha de Aracruz está de volta e ganha novo endereço
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)