Secretaria de Saúde realiza Dia D de testagem contra hepatite virais
![Secretaria de Saúde realiza Dia D de testagem contra hepatite virais](/storage/Imagens/Secretaria/SECOM/PREFEITURA___2_.jpg)
Para intensificar as ações realizadas durante o “Julho Amarelo”, a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) vai realizar o “Dia D” para testagem contra hepatite viral, que será realizada na próxima quinta-feira (28), na praça Monsenhor Guilherme Schmitz, das 8h às 13h.
A testagem é uma das formas de detectar a doença de forma mais rápida e, assim, quanto mais cedo ela pode ser tratada, curada ou controlada, dependendo do diagnóstico, mais fácil é a recuperação do paciente.
“Os testes rápidos na rede de saúde são gratuitos e detectam a doença com apenas um furinho no dedo. A testagem fortalece as ações da campanha Julho Amarelo, que serve para fortalecer e controlar as hepatites virais", destacou Rosiane Scarpatt, secretária da Semsa.
O teste rápido, no entanto, é apenas uma triagem para as hepatites virais. Se o teste der positivo para a doença, o paciente é encaminhado para a realização de um exame mais aprofundado da carga viral para detectar se a pessoa só teve contato com o vírus ou se está infectado.
“O sexo desprotegido é a principal fonte de contaminação das hepatites virais B e C. Por isso, é muito importante o uso do preservativo e o não compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicate, aparelho de barbear, espátulas, agulhas, entre outros”, acrescentou a secretária.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Pré-Carnaval no litoral
- Professores efetivos da Rede Municipal de Ensino podem se inscrever para seleção de professores do Ifes
- Interdição de via: obra de Macrodrenagem entra em nova etapa na região da Praça da Paz
- Tem obra para ser entregue
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 1ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Equipes da prefeitura estão trabalhando a todo vapor
- Cinco anos de serviços prestados pelo Centro de Hemodiálise em Aracruz
- Ministério da Educação premia o município de Aracruz com o Selo Ouro em Alfabetização
- Lego Braille Bricks chega às escolas da Rede Municipal de Aracruz para promover inovação e inclusão
- Tem obra para ser entregue