Semana do Livro da Biblioteca Pública Municipal de Aracruz vai até 29 de outubro
A Semana da Leitura já começou! A Biblioteca Pública Municipal de Aracruz “Antônio Eugênio Bitti”, por meio da Prefeitura de Aracruz, celebra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 20 a 29 de outubro. As atividades são voltadas à promoção da leitura, valorização da literatura nacional e ao fortalecimento do papel da biblioteca como espaço de cultura e cidadania.
A programação abrange atividades culturais e educativas voltadas à comunidade, com destaque para a 1ª Feira de Troca de Livros “Encontro de Histórias” e o evento “Varal da Poesia”, em comemoração ao Dia da Poesia, 31 de outubro. As duas ações visam estimular o envolvimento da população com o universo literário, promover intercâmbios com leitores e fortalecer o vínculo do cidadão com a Biblioteca.
A proposta é direcionada ao público da comunidade em geral, estudantes da rede pública e privada, professores, educadores e agentes culturais, usuários frequentes da Biblioteca e para os novos visitantes. Durante o período, é esperado um grande número de frequências no espaço bibliotecário, o fortalecimento da rede de leitores e da cultura no compartilhamento dos livros, ampliação do acervo bibliográfico por meio de doações espontâneas e a valorização da poesia no âmbito da linguagem artística.
Dentre o objetivo geral de promover o acesso à leitura e a literatura nacional por meio de ações culturais, há também objetivos específicos como: circulação de obras literárias por meio de troca entre leitores incentivando o compartilhamento de experiências; valorização de poesia como manifestação artística e expressão cultural, promovendo sua difusão junto à comunidade; fortalecer o vínculo entre a população e a biblioteca pública, consolidando-a como espaço de referência cultural e ampliar o acervo bibliográfico da biblioteca por meio de doações espontâneas, diversificando as opções de leitura disponíveis.
Feira de Troca de Livros – Encontro de Histórias
Etapa de arrecadação: a partir de 15 de setembro, os leitores poderão doar obras de literatura em geral, com exceção de livros didáticos, técnicos e quadrinhos. Cada obra doada dará direito a um cupom, que poderá ser utilizado para retirada de até três livros por dia e seis livros durante o período da feira.
Etapa de troca: durante a realização da feira, os cupons serão utilizados para retirada de livros disponíveis no acervo temporário. Também será permitida a troca direta entre leitores, incentivando a interação social e o compartilhamento de vivências literárias.
Destino das obras não trocadas: os livros remanescentes serão incorporados ao acervo permanente da biblioteca, ampliando sua oferta à comunidade.
Varal de Poesias
Comemorado no dia 31 de outubro, será instalado um espaço dedicado à exposição de poesias, aberto à participação espontânea de leitores de todas as idades. A atividade visa estimular a sensibilidade artística, valorizar a produção poética local e nacional, e promover o protagonismo dos participantes como agentes culturais.
Cronograma
20 a 29/10 - Feira de Troca de Livros “Encontro de Histórias”
31/10 - Varal de Poesias – Dia Nacional da Poesia
01/11 - Organização dos livros remanescentes no acervo
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo