Semana Nacional de Trânsito: Secretaria de Mobilidade Urbana de Aracruz faz alerta para segurança nas ruas
Alerta de trânsito! Em todo o país setembro marca a Semana Nacional de Trânsito, período dedicado à conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes mais seguras nas ruas e avenidas. A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) reforça o alerta à população e orienta que todos os usuários das vias redobrem a atenção e adotem comportamentos que contribuam para um trânsito mais seguro. A campanha acontece de 18 a 25 de setembro.
A campanha nacional de 2026 chama a atenção para um dos principais fatores de risco no trânsito: a velocidade. Com a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a proposta é lembrar que alguns segundos ganhos no deslocamento não podem valer mais do que a segurança e a vida de quem está no trânsito.
O trânsito é formado por diferentes usuários e, por isso, a segurança depende da responsabilidade de cada um. Motoristas devem manter distância segura dos demais veículos, evitar o uso do celular ao volante e jamais dirigir sob efeito de álcool.
Motociclistas também devem utilizar corretamente os equipamentos de segurança e redobrar a atenção, especialmente em situações de ultrapassagem e circulação entre veículos.
Já os pedestres devem utilizar, sempre que possível, as faixas destinadas à travessia, observar a sinalização e atravessar com atenção. Ciclistas também precisam respeitar as regras de circulação e utilizar equipamentos que aumentem sua visibilidade e segurança.
“A Semana Nacional de Trânsito é um momento importante para reforçarmos uma mensagem que precisa estar presente todos os dias: no trânsito, a vida deve sempre estar em primeiro lugar. Em Aracruz, orientamos os condutores a respeitarem os limites de velocidade, a sinalização e os demais usuários das vias. A pressa não pode ser maior do que o cuidado com a própria vida e com a vida do próximo”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Crema.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz oficializa adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)
- 11ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002/2026
- Incrições para a seleção de empreendedores para o evento Moto Rock se encerra dia 29/10
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- Prefeitura lança edital de concorrência para obras de infraestrutura urbana no bairro Morobá
- Ouvidoria da Mulher amplia canais de acolhimento e orientação em Aracruz
- Defesa Civil orienta população a se cadastrar para receber alertas de chuvas e outros eventos naturais
- Aracruz avança em projeto de PPP para infraestrutura da educação infantil
- NOTA DE ESCLARECIMENTO
- Prefeitura autoriza R$ 8,2 milhões em obras de infraestrutura nos bairros de Carli, Novo Jequitibá e Fátima