Semsa realiza “Dia D” para testagem contra hepatite viral

Pessoas que passavam pela praça Monsenhor Guilherme Schmitz, na manhã desta quinta-feira (28), puderam participar do “Dia D” para testagem contra hepatite viral. O movimento foi realizado para intensificar as ações do “Julho Amarelo”, promovido pela Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa).
“Quanto mais cedo for identificada a doença, mais chance tem de ser curada. Por isso a importância da realização de ações como essa que a Prefeitura vem promovendo”, destacou a cidadã W.M.
Já Layanna Pinto Ferreira destacou que realiza testes contra hepatite de seis em seis meses. “Estava passando pela praça e vi o momento e resolvi fazer o teste. É importante a realização dos testes como forma de prevenção, porque não nos infectamos apenas pela relação sexual, mas, também, com o uso de objetos cortantes, por exemplo”, enfatizou.
A hepatite viral é uma doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado e transmitida por meio de relação sexual desprotegida, contato com secreções e sangue contaminados e por transmissão vertical.
“O teste rápido é apenas uma triagem para as hepatites virais. Na ação, oferecemos o atendimento com psicóloga e assistente social, para, caso algum cidadão teste positivo, preste as primeiras orientações e encaminhe para os programas da atenção secundária”, destacou, Márcia Seixas, gerente de Atenção Especializada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida