Verão: câmeras de videomonitoramento reforçam a segurança nas praias de Aracruz
Com o objetivo de garantir um verão mais seguro para os aracruzenses e turistas, a Prefeitura de Aracruz instalou câmeras de videomonitoramento em quatro importantes praias do município: Barra do Sahy, Putiri, Mar Azul e Praia dos Padres. A ação contempla o período das festividades do verão durante o mês de janeiro até o Carnaval, quando o fluxo de pessoas aumenta significativamente nos finais de semana.
Ao todo, oito câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, com monitoramento 24 horas por dia. O sistema conta com tecnologia de reconhecimento facial, capaz de identificar pessoas em débito com a Justiça, fortalecendo o trabalho preventivo das forças de segurança. A ação é realizada em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, fortalecendo a atuação conjunta e garantindo mais eficiência no monitoramento e na resposta a possíveis ocorrências.
A iniciativa tem como principal objetivo inibir a prática de ilícitos, além de prevenir conflitos, comportamentos inadequados e outras situações que possam comprometer a tranquilidade dos espaços públicos de quem escolhe as praias de Aracruz para lazer, descanso e convivência familiar.
O secretário de Transformação Digital, Higor Bandeira, destaca que a tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção e na resposta rápida a situações de risco. “Estamos utilizando recursos tecnológicos modernos para ampliar a capacidade de monitoramento e apoiar o trabalho das forças de segurança. Já utilizamos esse mesmo sistema em outros eventos do município e obtivemos sucesso. O videomonitoramento 24 horas, aliado ao reconhecimento facial, permite uma atuação mais eficiente, preventiva e integrada, garantindo mais proteção para a população e para os visitantes”, afirmou.
Já a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, ressalta que a iniciativa integra um planejamento mais amplo de segurança e ordenamento do município para os períodos de maior fluxo de pessoas. “Trata-se de uma ação estratégica, baseada na análise de dados e no monitoramento do movimento nas praias, com foco em garantir um ambiente seguro e organizado. A integração entre a gestão municipal, o uso da tecnologia, o planejamento e as forças de segurança é fundamental para ampliar a eficiência dos serviços públicos e assegurar a proteção da população”, comentou.
Para o prefeito Dr. Coutinho, o investimento em segurança também representa cuidado, acolhimento e qualidade de vida para todos. “Queremos que as pessoas venham para as nossas praias e se sintam tranquilas, seguras e à vontade para curtir o verão com alegria, seja em família, com amigos ou aproveitando tudo o que Aracruz tem de melhor. Segurança é cuidado com as pessoas, é garantir que cada momento de lazer seja vivido com leveza e tranquilidade. Esse monitoramento é mais uma demonstração de responsabilidade e de carinho com quem mora aqui e com quem escolhe Aracruz para descansar, se divertir e celebrar a vida”, pontuou.
A Prefeitura de Aracruz segue investindo em tecnologia e planejamento para promover um verão mais seguro, organizado e acolhedor para todos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura disponibiliza lista de estabelecimentos credenciados para o fornecimento de materiais escolares e uniformes. Auxílio financeiro é liberado nesta sexta-feira (27)
- Aracruz inicia ações do mês de março com cerca de 1.000 exames na Carreta da Mulher
- Mais de 800 famílias conquistam a regularização de seus imóveis em Aracruz
- Prefeitura e Caixa Econômica Federal assinam Ordem de Serviço do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- Quadra poliesportiva e novas salas de aula da Emefti Honório Nunes de Jesus são inauguradas
- Ação Cidadã realiza 17 atendimentos e amplia encaminhamentos à rede de cuidado
- Prefeitura disponibiliza formulário eletrônico para cadastro de estabelecimentos interessados no fornecimento de materiais escolares e uniformes
- 01ª Chamada Emergencial Edital 002/2025 - SEMED
- 11ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz será sede do Campeonato Aracruz Beach Soccer Cup