Prefeitura e Detran promovem atendimento psicológico às vítimas de acidentes automobilísticos

Os afetados por acidentes de trânsito graves, tanto os familiares como as vítimas, além dos danos físicos sofrem sequelas psicológicas como depressão e angústia. Em função desse quadro, as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Detran, estão promovendo um trabalho de acompanhamento psicológico para pacientes e familiares de Aracruz. O atendimento é feito por um psicólogo do Núcleo de Atendimento e Ressocialização Psicossocial às vítimas de trânsito do Detran (Narptran) e acontece todas as quartas-feiras no CREAS, de 11h às 16h.
Atualmente seis pessoas/famílias estão participando do tratamento, que é feito por um psicólogo especializado em tratar vítimas de stress pós-traumático. O atendimento é gratuito e para participar basta se cadastrar em uma Unidade de Saúde do bairro.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete, esse apoio é muito importante para ajudar tanto os familiares como os que sofreram os acidentes a superar os traumas. Segundo ela, há toda uma complexidade para reconduzir às vítimas a uma vida normal, pois os acidentes de trânsito podem produzir sérios efeitos psicológicos. “É necessário ajudá-los a superar as barreiras e mostrar que a vida continua e para isso a ajuda psicológica é fundamental”, disse a secretária.
Ela explicou que esse trabalho tem trazido bons resultados nos locais onde ele foi implantado e Nalva acredita que não será diferente em Aracruz. “Acredito que com esse trabalho vamos conseguir tirar as pessoas da clausura emocional, ajudando-as a ter uma vida normal na medida do possível”, falou.
Stress e impotência
Especialistas explicam que a ferida cerebral ou trauma psicológico ocorre quando passamos por/ou presenciamos situações de estress envolvendo morte ou ameaça de morte ou ameaça de nossa integridade física e moral.
Nos acidentes de trânsito todas estas possibilidades existem e podem levar às vítimas de um estado de bem-estar e controle para respostas de medo intenso, horror e impotência.
Diferente das feridas externas, não é possível vê-las, mas pode-se perceber seus sintomas que, comumente, constituem o quadro de Transtorno de Estress Pós-Traumático (TEPT), podendo evoluir para depressão, pânico, fobias, ansiedade generalizada e luto patológico.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Finanças disponibiliza boletos para pagamento do IPTU e da Taxa de Lixo
- Residencial Barra do Riacho: 7ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Carnaval Aracruz 2025 se despede da orla
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar