Estudante de Aracruz é campeã estadual de xadrez infantil
Dez alunos da EMEF- Ezequiel Fraga Rocha, situada no bairro Bela Vista, representaram o município de Aracruz e conquistaram o primeiro (Ana Barbara da Silva Ravani) e o segundo lugar (Karoline Morais Rocha) no xadrez feminino e o terceiro lugar (Mateus Capucho Cazotti) no masculino, todos na categoria infantil. A competição de xadrez aconteceu neste sábado (02/08), em Cariacica, e fez parte dos Jogos Escolares do Espírito Santo, realizado pelo Governo por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport).
Com o resultado alcançado, a aluna Ana Barbara é a atual campeã estadual de xadrez infantil e representará o Estado do Espírito Santo na etapa Nacional dos Jogos Escolares que acontecerá em Londrina/PR, entre os dias 04 e 13 de setembro deste ano.
Esses alunos participam do projeto social chamado “Mentes que brilham”, coordenado pelo professor Alessandro Campores. De acordo com ele, o projeto iniciado desde 2006 tem o objetivo de resgatar e potencializar valores sociais, além de trabalhar a habilidade mental, como concentração, agilidade no raciocínio lógico, melhor desempenho nas tomadas de decisões e respeito ao próximo.
A coordenadora da escola, Lourdes Antonielli Aiolfi Piassarollo, considerada a “maezona” do grupo, também comentou que o xadrez proporciona muitos benefícios para o aluno e para a formação da criança e do adolescente. “Além de auxiliar na questão pedagógica, pois trabalhamos de forma interdisciplinar com as outras matérias, o xadrez desenvolve um melhor comportamento, como maior responsabilidade, melhor comunicação e respeito”, destacou.
Lourdes tem tanto orgulho de seus alunos que sempre os acompanham, faz almoços, merendas, acolhe quando algum deles pede e necessita de um abraço, orienta quando precisam de uma palavra corretora. “Sou tiete mesmo! É um grupo muito forte e unido. Inclusive, temos a participação de alunos de outras escolas e até ex-alunos”, relatou emocionada a união do grupo e a importância desse convívio social na vida dessas crianças.
Para a diretora Penha Casotti Flores, o resultado vai além do campeonato. “Toda a escola e comunidade ganha com a dedicação desses alunos. Além dessa representação nacional, no dia a dia, o xadrez proporciona aos alunos um melhor convívio social, ou seja, toda a sociedade ganha”, destacou.
Para aqueles que desejarem participar do projeto, basta procurar a direção do colégio, na própria escola. Informações: 3296-1075.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento