Acontece 1ª capacitação do Polo de Formação do Projeto “Aceleração da Aprendizagem”

Publicado em: 13 de agosto de 2014
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Acontece 1ª capacitação do Polo de Formação do Projeto “Aceleração da Aprendizagem”

 O município de Aracruz sede do Polo de Formação do Projeto de Correção de Fluxo Escolar: “Acelerar para Vencer” realizou nos dias 05/08/2014 e 06/08/2014 no Polo UAB- Universidade Aberta do Brasil a primeira formação de diretores, pedagogos e professores. Representantes dos municípios parceiros de Linhares e Ibiraçu também estiveram presentes. Ao todo 318 estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais recebem assistência, sendo 123 em Aracruz, 150 em Linhares e 45 em Ibiraçu.

O Projeto é realizado em parceria com a Fundação Volkswagen e assessoria pedagógica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). A principal meta é reverter o quadro de estudantes defasados em idade/ano reposicionando-os ao final do projeto no seu percurso regular normal.

As formações foram planejadas em dois momentos, o primeiro contemplando os servidores dos três municípios para acolhida e o segundo momento dividindo os municípios em grupos para o estudo do material e de diretrizes que norteiam a prática escolar.

Nos momentos em grupos as formadoras do CENPEC Maria Suely Bernardi e Yolanda Shimizu conduziram a formação com os servidores de Linhares e Ibiraçu, enquanto as Formadoras da SEMED Roberta Bertaso S. Sant'Ana de Língua Portuguesa e Laurenice Valentim Nunes Caprini de Matemática conduziram os trabalhos com o grupo de Aracruz. 

A formação proposta pelo Projeto de Correção de Fluxo Escolar “Acelerar para Vencer” fundamenta-se nos seguintes princípios: articulação entre teoria e prática; valorização do saber do docente, partindo de sua experiência e incorporando seus avanços; fortalecimento da autonomia do docente e do gestor; interação e criação de vínculos do grupo de educadores entre si e com o docente formador; vivências práticas das situações de aprendizagem propostas no material didático.

Para a coordenadora Roberta Bertaso Sepulchro Sant'Ana essa experiência se configura como práticas coletivas, construtivas e colaborativas da equipe escolar que apontam caminhos favoráveis para construção de saberes necessários  para prática pedagógica.

 

 

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