Aracruz, Ibiraçu e Linhares assinam parceria com Fundação Volkswagen

Publicado em: 28 de agosto de 2014
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz, Ibiraçu e Linhares assinam parceria com Fundação Volkswagen

Na noite desta quarta-feira (27/08), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou no Auditório da Câmara Municipal, o evento que oficializou com assinaturas o acordo de cooperação técnica do Projeto Aceleração da Aprendizagem. O projeto é fruto de uma parceria entre a SEMED, a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), bem como das secretarias municipais de educação de Ibiraçu e Linhares.

Participaram do evento o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho e a secretária interina de educação, Acácia Gleci do Amaral Teixeira; o vice prefeito de Ibiraçu, Diego Krentz e a secretária de educação, Rubia Mara Castro Rui; o secretário e a subsecretária de educação de Linhares, Sérgio Adão Lopes Suzano e Célia Mara de Souza Santana, que representaram o prefeito.

Ainda, o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de assuntos jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros; a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Anna Helena Altenfelder; professores, servidores da Educação, pais e alunos.

A iniciativa visa promover a reintegração de estudantes que estão fora da idade escolar adequada, ao ciclo regular do Ensino Fundamental. Há pouco mais de um mês foi realizado o evento de abertura e entrega dos materiais didáticos referentes ao Projeto de Correção de Fluxo Escolar: “Acelerar para vencer”.

A secretária interina de educação de Aracruz, Acácia Amaral, contextualizou que 22,9% dos alunos brasileiros estão em defasagem. “Esse número nos mostra que precisamos rever o modelo educacional utilizado, pois todos têm o direito à educação. E nós partimos do princípio de que toda criança pode aprender e se não há aprendizado, algo precisa ser analisado”, destacou.

O superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de assuntos jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros, complementou o pensamento de Acácia Amaral ao destacar a importância, inclusive social, do projeto de aceleração de aprendizagem. “Esse é um dos maiores fatores de desistência da escola, do abandono do estudo e consequentemente da queda da autoestima das pessoas e, lá na frente, da baixa qualificação profissional das pessoas daqui do Brasil”, acrescentou.  

O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, destacou a necessidade de resgatar e reconquistar valores fundamentais para uma sociedade. “Isso me faz lembrar saudoso de meus professores, aos quais ainda tenho grande respeito. Hoje, observamos que há professores com receio de ir trabalhar e alguns, até mesmo desmotivados. Não podemos transferir o papel de educar, que é dos pais, para os professores. Precisamos respeitá-los, pois eles ajudam na formação do caráter de nossas crianças. E esse projeto é de grande importância por proporcionar uma ferramenta a esses profissionais”, pontuou.

Durante o evento, os convidados puderam prestigiar a apresentação musical da aluna do CMEB ‘Paulo Freire”, Jaíne Maria. Com participação do seu pai no teclado, ela homenageou as escolas e alunos do projeto de aceleração de aprendizagem ao cantar a música “Você pode vencer”, de composição de Roberta Bertaso, que é coordenadora em Aracruz do Projeto de Correção de Fluxo Escolar juntamente com a Laurenice Caprini. Jaíne ainda cantou a música “Conquistando o impossível”.

Também houve a apresentação dos alunos: Gabriel Gonçalves, Laiza Souza, Ingrid Valéria, Nayara Stefani e Luana Stelzer. Eles fazem parte da oficina de violino do Projeto de Música da SEMED, sob orientação do professor e maestro Felipe Santuzzi.

Ao final, o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de assuntos jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros, elogiou a organização do evento pela delicadeza, sensibilidade e humanização, ao convidar e incluir no roteiro do evento, jovens artistas. Segundo ele, a simples ação afirma o respeito e o zelo para a criação de uma futura sociedade melhor.

 

O projeto

 Por meio do Projeto de Aceleração da Aprendizagem, o município de Aracruz desenvolve o Projeto de Correção de Fluxo Escolar: “Acelerar para Vencer”. Também estão na parceria e realização, os municípios de Linhares e Ibiraçu. Ao todo 369 estudantes são beneficiados, sendo 124 em Aracruz, 200 em Linhares e 45 em Ibiraçu.

Para a Coordenadora do Projeto de Correção de Fluxo Escolar no município, Roberta Bertaso Sepulchro Sant’Ana, o Projeto “Acelerar para Vencer”, contribui significativamente para o estudante aprender e progredir em sua trajetória escolar por meio de uma metodologia inovadora. “Foi uma conquista consciente, de muito trabalho, compromisso e dedicação. A formação é realizada por meio de um trabalho multiplicador, modelo para outros municípios do Brasil. Os resultados eficazes da implantação do projeto só foram possíveis em função do comprometimento e dedicação da equipe escolar” destaca.

A secretária Interina de Educação de Aracruz, Acácia Gleci do Amaral Teixeira destaca que uma das metas é a regularização do fluxo escolar, que consequentemente elevará os índices de aprendizagem dos estudantes da rede de ensino municipal. "É imprescindível a participação de toda a comunidade escolar nesse projeto. A expectativa é corrigir a defasagem idade/ano de 100% dos estudantes que serão inseridos em 33 classes do Ensino Fundamental”, complementa.

 Essa parceria é de grande importância para o município, pois são empresas de renome e credibilidade nacional que somam esforços e geram novas oportunidades aos municípios, contribuindo para o desenvolvimento de ações voltadas para a educação, cultura e cidadania.

 

 Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, já beneficiou na última década, até o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 15.993 educadores da rede pública de ensino de 386 cidades. No período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Além dos projetos de Educação, a Fundação Volkswagen também oferece iniciativas com foco no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda.

Em 2014, a Fundação Volkswagen ampliou para 13 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação, ao chegar ao Amapá. Além deste, os outros Estados já atendidos pela Fundação Volkswagen são Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

 

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)

O CENPEC é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1987, com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento das desigualdades e a promoção da equidade por meio de programas e pesquisas no âmbito das políticas públicas de educação, cultura e assistência social.

 

 Projeto Aceleração da Aprendizagem

O Projeto de Aceleração da Aprendizagem visa promover a aprendizagem de estudantes com defasagem idade/ano tendo em vista reintegrá-los ao curso regular em ano escolar compatível com a idade. Para isso, foram formadas classes específicas, com até 25 alunos, para alunos de 2º ao 4º ano com defasagem de no mínimo dois anos em relação à idade.

 

Informações à Imprensa
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