Parceira entre prefeitura e CDP mobiliza mais de 120 detentos em Aracruz
No dia 14 de agosto, Coordenadores da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude da prefeitura estiveram no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz para apresentar à direção do presídio, uma proposta de elaboração do projeto “Atletas pela Cidadania”.
A ação, que ocorre em parceria com o próprio Centro de Detenção, veio com o objetivo de proporcionar aos detentos, atividades esportivas como forma de lazer e interação. Sendo assim, teve início nesta segunda-feira (8/9), o torneio de “Furingo” ou futebol de travinhas. Trata-se de uma competição cujas traves do gol são pequenas e não contam com a presença de goleiro.
O torneio acontece até o início do mês de novembro com as partidas sempre as segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, no pátio do CDP, horário em que os detentos tomam banho de sol. Ao todo, mais de 120 detentos estão inseridos na disputa, que está dividida por faixa etária, contendo 20 equipes ao todo, 16 com idades entre 18 a 30 anos e outras quatro equipes acima de 31 anos.
As ações do projeto “Atletas pela Cidadania” acontecem numa perspectiva de utilizar o esporte como meio para fortalecer o espírito de cidadania e de potencializar o tempo dos detentos, bem como, estimular a participação e criar um ambiente favorável entre os participantes.
A Diretora Adjunta do CDP, Andrea Meireles, comemorou esta parceria que tem trazido bons resultados. “Os detentos tiveram uma ótima receptividade com o programa. Essa competição está melhorando o comportamento de cada um e trazendo expectativas muito positivas”, afirma.
Ela também disse que os detentos participantes têm um motivo a mais para se interessarem pelo torneio. “A equipe vencedora, além de ser receber as medalhas, troféu e certificados, também serão agraciada com visitas sociais de seus familiares.
Já o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sérgio Cunha, explicou o que esta ação significa para a prefeitura e município. “Nossa intenção é usar o esporte para que futuramente cada preso possa se sentir apto a voltar a viver no meio social com dignidade e ter chance de almejar alguma coisa”. Sérgio ainda admitiu que se sente muito feliz pela forma como o "Atletas pela Cidadania" foi recebido, tanto pela direção do presídio, quanto pelos detentos.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Gestão oferece novas oportunidades de capacitação com cursos on-line para servidores
- Pacientes transplantados são homenageados No Centro de Hemodiálise de Aracruz
- Professores de escolas indígenas participam da formação "Povos Originários: guardiões dos saberes ancestrais e da sustentabilidade do planeta"
- Aracruz recebe visita técnica pedagógica dos municípios de Linhares e Viana para troca de experiências em Educação Integral em Tempo Integral
- Aracruz premia vencedores do 1º Concurso de Café Conilon
- Comunidade de Leitores: famílias comparecem em peso para prestigiar culminância de atividades dos estudantes do Cmei Teresinha Frigini
- São Clemente 2 terá obra de cerca de R$ 6 milhões para pavimentação e drenagem
- Convocação Nº 04 - Edital 005/2026 - Semed/Semge
- Convocação Nº 11 - Edital 003/2026 - Semed
- Convocação Nº 38 - Edital 002/2025 - Semed