Prefeitura de Aracruz trabalha para eliminar “pontos viciados” de lixo
A Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da prefeitura de Aracruz está trabalhando em prol da eliminação dos considerados “pontos viciados” de lixo, aquelas localidades onde muitos moradores têm o costume de dispensar seus lixos, favorecendo a formação de grandes aglomerados de entulhos.
O serviço se iniciou com um diagnóstico feito em todo o município. Logo após foram selecionados os pontos mais críticos que estão sendo limpos, reparados e recebendo as placas com os dizeres “Proibido Jogar Lixo - Sujeito à multa”, Lei 3143/2008, que diz que a disposição inadequada dos resíduos é cabível de notificação e autos de infração, previsto no Plano Diretor Municipal (PDM).
Localidades como os bairros Novo Jequitibá, Itaputera e Boa Esperança já foram contemplados com esses serviços. Em caso de área particular, os moradores estão sendo notificados para efetuarem a limpeza e cercar seus terrenos.
Com esta ação sendo disponibilizada, o intuito é evitar os acúmulos de lixos, que estão sendo descartados de forma inadequada, que além da contaminação visual, atraem roedores, baratas, mosquitos da dengue e outros vetores de doenças para os moradores.
O custo para a manutenção da limpeza destes “pontos viciados” torna-se elevado, o que pode ser evitado, visto o fornecimento de caixas coletoras para os entulhos de construção civil; carros para coleta manual de móveis, sofás e comodas; coleta seletiva dos recicláveis, que aos poucos está crescendo, além da coleta do lixo doméstico, que diariamente passa em 90% das ruas da cidade.
Em caso de dúvidas o cidadão pode ligar para a Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva, pelos telefones: 3256-6685 / 3256-2003 ou acessar o link que se encontra disponível no site da prefeitura no menu “Serviços – Agendamento para Coleta de Resíduos”. Clique aqui e acesse-o.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap