Prefeitura de Aracruz realiza abordagem social em Barra do Sahy
Neste último sábado (10/1), a prefeitura de Aracruz, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, em parceria com o setor de Fiscalização de Posturas e Policia Militar, realizou uma ação de abordagem social em Barra do Sahy após denúncias de turistas e moradores.
Essas denúncias davam conta de que algumas pessoas em situação de rua/mendicância estariam cometendo infrações como pequenos furtos, invasão de propriedades particulares, atos libidinosos na areia da praia, além de abordar turistas de maneira agressiva, vitimar animais de pequeno porte, destruir vegetações com o uso de fogareiros improvisados e acumular sobras de comidas e lixo.
Segundo informações dos próprios turistas e moradores, os andarilhos estavam utilizando a praia como moradia e depositando objetos particulares, como malas, colchonetes, panelas, plásticos, redes, entre outros.
De acordo com a Coordenadora do CREAS/Aracruz, Cristina do Nascimento Montibeller, a abordagem teve êxito e resultou no remanejo dessas pessoas para suas cidades de origem. “Um casal de aproximadamente 40 anos de idade voltou para o município de Serra. Um outro homem de 52 anos foi para Linhares, um casal mais uma jovem de 21 anos e um homem de 39 anos retornaram para a cidade de Eunápolis na Bahia”, comenta.
A coordenadora ainda disse que todos expressaram o desejo de retornar a sua cidade de origem e ninguém sofreu qualquer tipo de violação de direito, pois aderiram livremente ao convite para retornarem às suas cidades e ao convívio de seus familiares. A equipe da Fiscalização de Posturas também recolheu vários objetos que estavam na areia da praia.
Ressalva às doações
A equipe do CREAS faz uma ressalva para os malefícios que as doações e esmolas podem acarretar, pois ao mesmo tempo que as pessoas ajudam saciando a fome de quem realmente está em risco social, elas também podem propiciar a permanência de indivíduos maliciosos e até foragidos da justiça na cidade.
A orientação é que sempre que as pessoas procurem a equipe do CREAS para maiores esclarecimentos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo