Parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros coloca mais ambulâncias na Barra do Sahy
A parceria entre a Prefeitura de Aracruz e o Corpo de Bombeiros, oferece maior número de veículos de socorro móvel e ambulâncias para transporte, na região de Barra do Sahy. No último dia 23 de janeiro foi firmada a parceria para aumentar o atendimento para a população no período do verão em que há movimento constante nas praias.
Desde o dia 31 de dezembro a Prefeitura oferece plantão médico de 24h durante o final de semana na Unidade de Saúde da Barra do Sahy. De acordo com a Portaria GM/MS 2048, sobre a definição dos veículos de atendimento pré-hospitalar móvel, as ambulâncias da PMA são do “Tipo A”: veículos terrestres que se destinam exclusivamente ao transporte de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo. O veículo não possui profissional de transporte especializado para atendimento de urgência e emergência. O condutor é o motorista que não tem obrigatoriedade de prestar atendimento à vítima sem a presença de equipe de saúde.
O secretario interino de Saúde, Anderson Pereira, explica que a decisão da parceria entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros foi tomada a partir da demanda de acidentes ocorridos na Orla, no início do ano. “Nossas ambulâncias não possuem o preparo de resgate e sim um transporte sanitário, cabendo ao Corpo de Bombeiros a execução. Até porque, mesmo para o resgate necessita-se de preparo diferenciado”.
O Corpo de Bombeiros Militar é preparado com a coordenação de execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio e explosões, busca e salvamento, elaboração de normas relativas a segurança das pessoas e dos seus bens contra incêndios e pânico e outras previstas em lei, no Estado do Espírito Santo.
O subcomandante da 2ª Companhia Bombeiro Militar Independente, Capitão Lucas Sossai Waldetario, explica que as ocorrências clínicas dependem de auxílio especializado, quando o Resgate do Corpo de Bombeiros é procurado. O serviço da Companhia atende vítimas de trauma, por acidente automobilístico, afogamento, choque elétrico entre outros, prioritariamente.
O Capitão Lucas Sossai ainda comenta que atividades clínicas emergenciais também são socorridas pelos Bombeiros: “Ainda prestamos apoio às ambulâncias municipais quando é necessário remover um paciente acamado em local de difícil acesso ou com obesidade mórbida".
Casos sem associação de trauma, em que a vítima apenas perde a consciência, cabem à Central Municipal de Ambulâncias, disponível pelo telefone: 0800 284 1212. Esse critério não é direcionado ao Corpo de Bombeiros (193) e é uma orientação do Comando Geral da corporação.
Quando devemos acionar uma ambulância do Corpo de Bombeiros
- Acidentes de trânsito com um ou mais feridos
- Ataques de animais, como cães e abelhas
- Choques elétricos graves
- Crises de convulsão
- Hemorragias
- Quedas com ferimentos e fraturas
- Socorro a vítimas de ferimentos de arma de fogo, faca, estilete, dentre outros
- Soterramentos
- Tentativa de suicídio
Quando devemos acionar uma ambulância da secretaria municipal de Saúde
- Atendimentos eletivos ou não urgentes
- Dores no peito que surgem repentinamente
- Intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento
- Perda de consciência e desmaio
- Transporte de pacientes com limitação física e que fazem uso de oxigênio
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 24ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação