Secretaria de Saúde realiza caminhada de conscientização contra a dengue
Na manhã desta sexta-feira (6/2), uma equipe de servidores da Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz composta por agentes de saúde da família das unidades de Jequitibá e Guaxindiba, agentes de saúde ambiental, da saúde do trabalhador e vigilantes sanitários, realizou uma caminhada de conscientização contra a dengue com a saída em frente à praça da paz e chegada na praça da matriz.
Trata-se de uma ação voltada para a mobilização do “Dia Nacional de Combate à Dengue”, celebrado neste sábado (7/2), data em que os agentes irão fazer as visitas domiciliares para combater o mosquito vetor. Uma blitz educativa também acontece em frente ao Banco do Brasil, na avenida Venâncio Flores.
O tema da caminhada também diz respeito a Dengue e Febre Chicungunha, uma doença parecida com a Dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino