Prefeitura de Aracruz irá oferecer treinamento sobre LER/DORT
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz oferece nesta sexta-feira (27/2), um treinamento sobre as lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (L.E.R/DORT). Ele será destinado aos agentes administrativos de saúde e acontecerá no CISA a partir das 14h.
Seu objetivo é proporcionar aos profissionais melhores condições de trabalho e oferecer mais conhecimento acerca das más posturas e movimentos repetitivos na atividade diária.
A doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões, atingindo principalmente mãos, punhos, braços e coluna cervical.
Já as Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R) não é propriamente uma doença e sim uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético.
Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida, sendo a prevalência maior no sexo feminino. Tanto a LER quanto a DORT são ocasionados por fatores como a repetitividade de um mesmo movimento, o esforço e a força, posturas inadequadas, invariabilidade da tarefa, choque, impacto, dentre outros.
A pessoa pode perceber as manifestações da doença quando ocorre, por exemplo, sensações de peso e fadiga, alterações da sensibilidade, dor, edema e limitação dos movimentos. O tratamento pode ser com medicamentos, terapia ou cirurgia.
A prevenção está relacionada com a eliminação dos fatores de risco por meio de medidas corretivas como a pausa no trabalho, programas de treinamento e prevenção, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), modificação nos processos do trabalho, adequação de mobiliário, máquinas de equipamentos de acordo com a fisiologia do trabalhador.
Este treinamento será realizado por profissionais do Cerest-Colatina, onde se encontra inserida o setor de vigilância do trabalhador da Secretaria de Saúde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo