Prefeitura de Aracruz e SAAE se mobilizam para conter efeitos da enchente de lama de Minas Gerais

Na última semana o estado de Minas Gerais passou por momentos difíceis após o rompimento de duas barragens da empresa Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, . A avalanche de lama destruiu o distrito e tem avançado até o estado do Espírito Santo. Para que os danos sejam minimizados, a Prefeitura de Aracruz, por meio do SAAE, solicitou autorização para o fechamento pleno da barragem móvel, localizada nas proximidades de Vila do Riacho, operada pela empresa Fibria.
A solicitação foi enviada à Agência Nacional de Águas (ANA) e à Fibria. Considerando que há o risco da lama chegar próximo a região de Linhares ainda essa semana, o fechamento das comportas do canal Caboclo Bernardo, que alimenta o Rio Riacho, seria uma solução imediata para não haver transtornos maiores para a população da Vila do Riacho.
A diretoria do SAAE explica que possíveis impactos dessa ação poderão acontecer na comunidade de Vila do Riacho. Danos ao meio ambiente no entorno da barragem podem ser químicos e de ordem física. O objetivo de fechar a barragem móvel é manter o nível do Rio Riacho em condições de tratamento para abastecimento humano, retardar o avanço da cunha salina, podendo se estender pelo período em que durar os efeitos da pluma sobre o Rio Doce.
A Defesa Civil Municipal já está em alerta para possíveis eventualidades, assim como equipes da Prefeitura e SAAE. Todos estão trabalhando para minimizar os efeitos e cuidar para que a população de Aracruz seja atendida quanto ao abastecimento de água.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos