Limpeza pública de Aracruz traz novas tecnologias para a população

A tendência dos serviços urbanos municipais, de uma forma geral, passam por novos focos de planejamento, enfatizando principalmente, a melhoria da qualidade do serviço. Com isso, há o aumento da produtividade e redução dos custos. A empresa Corpus, atual contratada para os serviços de limpeza pública no município, adquiriu uma varredeira mecânica inglesa. Aracruz é a 8ª cidade no Brasil a experimentar esta modernidade.
A varredeira mecânica inglesa Johnston, de última geração no mercado, oferece benefícios mais significativos, que é o ganho da produtividade. O produto garante maior eficiência na remoção de resíduos, sem locais de acúmulo; Menores riscos aos trabalhadores e menor custo operacional
A varrição mecanizada funciona por meio de um veículo que dispõe de vassouras adaptadas para recolher a poeira e detritos com bocais à vácuo. É um equipamento que possui vários artifícios, como um gatilho de alta pressão que permite a lavagem de calçadas e um mangote de sucção para limpeza de boca de lobo e canaletas.
Entre todos os acessórios que as máquinas possuem, três chamam atenção nesta inovação: a mangueira d'água de alta pressão, que permite ao operador limpar as ruas, calçadas, praças, placas e o próprio equipamento; os mangotes, superior e adicional de sucção, responsáveis pela sucção de bueiros ou canaletas e de detritos em calçadas e áreas fora do alcance das vassouras; além do controle de inclinação das vassouras, que faz com que operador incline as vassouras para a varrição de canaletas, não sendo necessária a sua saída de dentro do veículo.
Vale a pena ressaltar que o uso do equipamento, não alterou o custo no serviço prestado. Atualmente, o custo para o município com o serviço de varrição mecanizada é de R$ 52,37 km/sarjeta.
O município de Aracruz, possui a medição de todas as suas ruas e avenidas, estudo realizado pelos fiscais de limpeza pública desde 2014, que mediram rua por rua, o estudo embasa a programação de varrições municipais, bem como a quantidade de quilômetros varridos, para fim de pagamento.
Em fase de operação, e sobre fiscalização dos gestores de limpeza pública do município, a varredeira mecanizada atua na operação de limpeza das vias em alguns bairros e avenidas.
Estudos e análises estão sendo realizados para inclusão de novos bairros na programação deste serviço.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos