Museu Histórico de Santa Cruz é inaugurado com a presença do governador
Na manhã de sexta-feira (13), o município recebeu a visita do governador Paulo Hartung para a inauguração do Museu Histórico de Santa Cruz, antiga Casa de Câmara e Cadeia. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), teve início às 09h e contou com a presença de autoridades locais e da população.
O prefeito Marcelo Coelho e o vice prefeito Anderson Ghidetti estiveram presentes na inauguração, assim como o deputado federal Marcus Vicente, o deputado estadual Erick Musso e demais vereadores do município. O secretário de Estado da Cultura, João Alberto Vasconcelos e secretários municipais prestigiaram o evento e as atrações culturais. A obra de restauro foi uma parceria entre Governo do Estado, o Instituto de Ação Social e Cultural (Sincades) e a Prefeitura de Aracruz.
O governador Paulo Hartung, em sua fala, citou a chegada dos italianos no município, a influência indígena e a marca da cultura africana que permaneceu em Aracruz. Paulo Hartung, que foi recebido pelas bandas de congo São Benedito de Itaparica e do Rosário e indígenas Tupiniquins e Guaranis, explica que a cidade celebra a restauração de suas marcas, e enfatiza a importância da cultura para o estado e para o país. Marcelo Coelho reiterou a importância das parcerias entre governo do estado e município para que obras como a de Santa Cruz atraiam cada vez mais pessoas para o município.
A restauração aconteceu entre os meses de junho de 2014 até janeiro de 2015, transformando o imóvel em espaço cultural que abrange atividades e exposições locais e de fora. O Museu funcionará de terça a domingo no horário de 9h às 11h e 13h às 17h.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz premia vencedores do 1º Concurso de Café Conilon
- Comunidade de Leitores: famílias comparecem em peso para prestigiar culminância de atividades dos estudantes do Cmei Teresinha Frigini
- São Clemente 2 terá obra de cerca de R$ 6 milhões para pavimentação e drenagem
- Convocação Nº 04 - Edital 005/2026 - Semed/Semge
- Convocação Nº 11 - Edital 003/2026 - Semed
- Convocação Nº 38 - Edital 002/2025 - Semed
- Convocação Nº 15 - Processo Seletivo Semds - Edital 001/2026
- SAAE realiza última etapa de obra na Avenida Venâncio Flores neste domingo (27)
- Prefeitura publica edital para obra de infraestrutura do bairro São José, em Jacupemba
- Convocação Extraordinária Emergencial Nº 10 - Edital 002/2025 Semed