Secretaria de saúde adota medidas alternativas para compensar falta de vacinas Bcg, Febre Amarela e Antirrábica

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Estadual de Imunização, informou no mês de fevereiro, em nota técnica, que o estoque de vacinas para BCG, Dupla Humana (contra tétano), Tetra Viral, HIB, Febre Amarela e Antirrábica humana, está reduzido a nível nacional.
Em Aracruz, a Secretaria de Saúde está adotando medidas alternativas necessárias para compensar esta redução. A BCG, por exemplo, dada aos recém-nascidos para prevenir a tuberculose, tem uma validade de 6 horas após aberta. Neste caso, para que não ocorra perda deste imunobiológico, sua vacina está sendo realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras, na Unidade de Saúde de Vila Rica das 7h às 13h.
Para a vacina Antirrábica, há uma prioridade na realização dos pacientes que forem agredidos por cães e gatos não observáveis. Eles também recebem orientações quanto à conduta que devem tomar. Já em casos de agressão por morcego ou macaco, considerados animais silvestres, além da vacina, há a necessidade do uso de soro. O atendimento acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município.
A vacina da Febre Amarela está sendo realizada apenas em pessoas que irão viajar para as áreas consideradas endêmicas. Ela está disponível na Unidade de Saúde de Vila Rica todas as quartas-feiras, das 7h às 16h.
Já a Antitetânica, conhecida como vacina contra tétano, assim como as demais, está com seu envio comprometido, sendo realizada apenas em gestantes e pessoas que sofrerem algum tipo de acidente, também de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município.
A Coordenadora de imunização do município, Valquíria Scarpati, ressaltou que esta medida será adotada até que seja regularizado junto ao Ministério de Saúde o envio de estoque de vacinas para os municípios.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais