Secretaria de Saúde desmente boatos sobre roubo de uniformes dos Agentes de Combate a Endemias
.jpg)
No dia 11 de setembro, uma sexta-feira, a Gerência de Vigilância em Saúde da prefeitura de Aracruz recebeu uma ligação de uma agente comunitária de saúde perguntando se havia ocorrido algum assalto no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Na ocasião, existia um boato no bairro Coqueiral sobre possíveis assaltos a residências com pessoas usando uniformes desses agentes.
No mesmo dia foi verificado junto às agentes da área se elas tiveram algum problema em relação às visitas nos domicílios ou se ficaram sabendo de alguma outra informação. A resposta foi negada, porém, a foto de um panfleto alertando os moradores sobre falsos agentes que poderiam roubar residências começou a circular via whatsapp e redes sociais.
Atualmente os agentes usam dois tipos de camisas de uniforme: uma camisa gola polo na cor Caqui, com um símbolo da prefeitura na bolsa, além de uma camisa de malha cor branca com a logo da prefeitura e identificação do setor na frente da camisa. Em caso de duvida o morador pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 3296-1365 e falar o nome da pessoa para saber se ela é realmente agente de saúde ambiental. O cidadão também pode vincular ao formulário do site para denúncias ou solicitações de agendamento de visitas, além da própria ouvidoria.
A Secretaria de Saúde afirma que não houve nenhum roubo de uniformes dos Agentes de Combate a Endemias (Agentes de Saúde Ambiental) e que também não recebeu nenhuma reclamação ou denúncia sobre falsos agentes.
A preocupação é de que essa falsa informação se alastre, o que pode dificultar o trabalho de visitas às casas. Até o presente momento, 40% dos imóveis de Aracruz ainda não foram visitados porque ninguém é encontrado em casa.
A Secretaria de Saúde também informa que o percentual de recusa dos agentes nos domicílios é baixa, entretanto, como as redes sociais são meios muito poderosos em espalhar boatos, isso pode aumentar a recusa e dificultar o trabalho de controle da dengue, principalmente no atual momento em que a população já foi alertada sobre o considerado aumento de casos de dengue no município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais