Aracruz contra a dengue: Grupo Executivo promove ações para conter a epidemia

Há pouco mais de duas semanas a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz informou que o município apresentava 761 casos notificados da dengue. Atualmente já são 957 casos notificados, 196 a mais, o que corresponde a um aumento de 34% em relação a todo o ano passado, um número bastante preocupante.
Esses casos estão dispersos em todo o município, com notificação em 66 localidades, sendo que em 22 dessas localidades foram confirmados casos positivos. De todas as notificações, somente 196 pessoas retornaram para coletar a sorologia, um exame específico para confirmar se realmente foi dengue que a pessoa teve. Isso representa somente 21,2% do total, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que seja realizada 100% de sorologia.
Das 196 amostras coletadas, 75 foram positivas, o que representa 38,3% de positividade, indicativo que o vírus está cada vez mais presente no município. Sendo assim, o Grupo Executivo da Dengue determinou algumas ações a serem realizadas com objetivo de contingenciamento da Epidemia de Dengue.
Entre elas estão o bloqueio de transmissão com bomba costal, solicitação da Secretaria Estadual de Saúde para uso do Carro UBV (Fumacê), distribuição de folderes nas unidades de saúde, além de outras atividades da própria Secretaria Municipal de Saúde como reuniões com a equipe para orientação, solicitação de parceria e alerta na cidade com os carros de som.
A Secretaria de Saúde ressalta que a participação de todos é de extrema importância para que essa luta seja vencida, pois 90% dos focos encontrados pelos Agentes estão dentro das residências. As casas e comércios devem ser vistoriados para eliminar todos os depósitos que possam acumular água.
O cidadão pode fazer qualquer solicitação relacionada à dengue no formulário eletrônico do site da PMA (http://www.aracruz.es.gov.br/formulario_dengue/), pelo telefone no Centro de Controle de Zoonoses (3296-1365) ou pela Ouvidoria.
Brasil bate recorde de vítimas por dengue
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou nos primeiros oito meses deste ano 693 mortes por dengue, um número recorde e que já transforma 2015 no ano com mais óbitos provocados pela doença. Para se ter uma ideia, esses números superam os contabilizados durante todo o ano de 2013 e todo o ano de 2010, anos estes em que foram registrados as piores epidemias de dengue no Brasil.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais