Ações de Limpeza e recuperação são realizadas no Rio Araraquara em Guaraná e na Barragem de Santa Maria

No último sábado (10/10), a Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Agricultura realizou a limpeza de um trecho do Rio Araraquara em Guaraná, do Posto de gasolina até a tomada de água do SAAE para abastecimento do distrito. Outra ação realizada no mesmo dia e horário foi o inicio da limpeza da barragem de Santa Maria, onde esta localizada a usina hidrelétrica do município, construída na década de 50, o que torna esta obra como de patrimônio histórico de Aracruz.
O evento contou com a presença do Prefeito de Aracruz Marcelo Coelho, da comunidade, do Secretário de Agricultura, Almir Gonçalves Vianna, de representantes do SAAE e do vereador Paim.
Em Guaraná, a limpeza foi por iniciativa da comunidade de Jovens da Comunidade a ação de limpeza de um trecho do Rio Araraquara. O objetivo desta ação foi promover a remoção de lixo inorgânico do Rio como plásticos, papeis, vidros, moveis e outros materiais estranhos aquele ambiente.
Os eventos contaram com o apoio das Secretarias de Transporte e Serviços Urbanos (SETRANS) e de Agricultura e da empresa Corpus. A prefeitura enviou uma retroescavadeira e a empresa Corpus uma caçamba para auxiliar na retirada de todo lixo do Rio.
De acordo com o secretário de agricultura, Almir Gonçalves Vianna, essa ação foi importante em função da promoção da limpeza de parte do Rio Araraquara. “Além de fazer limpar parte do Rio, essa ação é importante também pelo fato de poder chamar a atenção da sociedade em geral para o problema crítico e preocupante de hoje que e a escassez de recursos hídricos”, destacou o secretário.
Segundo ainda Almir, a iniciativa da limpeza e recuperação da barragem de Santa Maria, surgiu em função de uma reunião promovida pela secretaria de agricultura naquela comunidade, onde os moradores apontaram as necessidades e os anseios de recuperar as nascentes da região e a limpeza da vegetação que está invadindo todo o espelho d’água da barragem. Em seguida, a população se mobilizou e colheu um abaixo assinado com 184 assinaturas solicitando do município ajuda para realização desta ação.
“Para inicio deste trabalho, foi realizado durante o dia 10 de Outubro, a primeira ação de limpeza da barragem de Santa Maria, quando enviamos para o local 01 escavadeira hidráulica e 01 pá carregadeira para auxiliar a comunidade na remoção da vegetação invasora, bem como de detritos e corpos estranhos presentes naquele manancial”, disse o secretário.
O secretário destacou ainda que essas duas ações, marcam de forma profunda o início de um projeto importante em que a sociedade se mobiliza em parceria do setor público, na busca de soluções conjuntas e necessárias com vistas a promoção de uma melhor qualidade de vida para todos, haja vista que estes Rios abastecem a comunidade de Guaraná e a sede do município.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Arte: Vencedora do concurso Primeira Infância com Arte tem sua obra exposta em muro de escola
- Postos de combustíveis de Aracruz passam por vistorias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 17ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 63ª Chamada
- Vozes do Caps: jornal que mostra a transformação de vidas e renova a esperança dos usuários
- Estudantes da Educação Especial da Emefti "Eurípedes Nunes Loureiro" são contemplados com aquisição de jogos pedagógicos
- Prefeitura entrega obra que soluciona o problema dos alagamentos na região da Rodoviária e Praça da Paz
- Inscrições para o Curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (GEPT) no Ifes (EAD) se encerram dia 26
- Iª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz
- Aracruz mais Cidadania da Pesca