Nova sede da Central Integrada de Videomonitoramento é inaugurada
O prefeito Marcelo Coelho participou da inauguração da nova Central de Videomonitoramento de Aracruz, que passa a funcionar agora em novo espaço e com equipamentos de última geração para monitorar as imagens das ruas do município. O evento aconteceu na última terça-feira (10/11), na sede da Prefeitura, no bairro Morobá, no anexo onde funcionará a nova central e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
Além do prefeito, várias autoridades estiveram presentes como o presidente do Estaleiro Jurong Altaf Hossain, o delegado chefe da Policia civil de Aracruz Dr. Antônio Coutinho, o Comandante do 5º batalhão de Aracruz Tenente Cel Lube, vereadores Paulo Neres e Ervaldo Índio e lideranças comunitárias
A Central Integrada de Videomonitoramento de Aracruz funciona durante 24 horas, de segunda a segunda, com a equipe operacional formada por 06 (seis) Operadores e 01 (um) Supervisor de Turno que monitoram 64 Câmeras, sendo que dessas, 24 foram contratadas pelo Município com recursos próprios e 40 vieram do Governo do Estado, através do programa Olho Digital.
O local de instalação das câmeras foi definido a partir do mapa da violência e seguiu critérios como maior concentração de pessoas e necessidades das comunidades. O investimento teve a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores.
O prefeito de Aracruz Marcelo Coelho acreditou que era possível Aracruz possuir uma estrutura desse porte que pudesse atender aos anseios da comunidade e com o apoio do Secretário de Administração, Eidmilson Gambarti e toda equipe de trabalho, esse projeto pode ser concretizado, bem como o importante apoio do Estaleiro Jurong de Aracruz – EJA.
A Central Integrada de Videomonitoramento é ligada à STI/SEMAD e tema sua equipe administrativa formada pelo Secretário de Administração e RH Eidimilson Gambadi, Subsecretário Higor Bandeira da Silva, Gerente Jadilson Nunes Fraga e Coordenador de Videomonitoramento Nelson Bergue de Almeida.
A Central constitui numa importante ferramenta para as forças de segurança no combate ao crime, uma vez que se torna o olho do poder público em locais pouco atingíveis pelas Polícias Militar e Civil, além da própria sociedade.
Ocorrências Policiais
O serviço de videoconferência teve início em 2012, nas dependências do 5 Batalhão, com 12 câmeras, cedidas pela Prefeitura. Com os ótimos resultados da parceria com a Polícia Militar, na contenção da criminalidade, os serviços foram ampliados por meio de convênio com o Programa Olho Digital do Governo Estadual.
Entre dezembro de 2014, até outubro de 2015, a equipe de videomonitoramento registrou 460 ocorrências, sendo 45% tráfico de drogas, 13% acidentes de trânsito, 5,2 % brigas e atentado ao pudor 1,2%. Nesse período foram feitos 93 atendimentos às polícias civil e militar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz