Mobilidade Urbana: novo trevo em frente a prefeitura de Aracruz vai trazer melhorias para a população

Publicado em: 13 de novembro de 2015
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Mobilidade Urbana: novo trevo em frente a prefeitura de Aracruz vai trazer melhorias para a população

 A rotatória da rodovia ES-257, conhecida como ‘Trevo da Prefeitura’ e que dá acesso à fábrica da Fibria está passando por melhorias desde o final de outubro. A reabilitação do trecho faz parte do Programa Espírito Santo III (Pres III), financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contempla dois trechos que fazem a ligação entre os municípios de Aracruz e Fundão.

O projeto geométrico do trevo foi elaborado pela empresa Serpenge Serviços e Projetos de Engenharia Ltda, contratada pela Prefeitura de Aracruz e encaminhado ao DER, o qual após aprovação autorizou o reinicio dos serviços. Nesse projeto foi inserido a implementação de uma pista com 9 metros de largura e nos extremos da rotatória foi adotada uma superlargura para facilitar o trafego de veículos fora dos padrões rodoviários.

Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) a finalidade da reabilitação é melhorar a capacidade de tráfego, harmonizando os fluxos das vias adjacentes tais como a própria ES 257 / Av. Morobá / Av. Demócrito Moreira / Rua Professor Lobo, contemplando toda a infraestrutura de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.

Para que a reabilitação seja possível é preciso que a população, sobretudo os motoristas, compreendam o incômodo da execução da obra, pois, altera o traçado do trevo, retirando a pavimentação em blocos de concreto e executando pavimento tipo CBUQ, implantando sinalização adequada e construção de faixas elevadas, definindo a travessia de pedestres.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, João Cleber Bianchi, explica, que o objetivo final da obra é melhorar a visibilidade e a trafegabilidade de veículos, com mais segurança aos pedestres e ciclistas, tendo em vista, que o local é um importante eixo de ligação entre o centro e o litoral.

Outro ponto importante é que a obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do Município (Planmob), que busca tratar a rede viária existente, diante do grande volume de trafego corrente, o que gera um elevado nível de saturação e, consequentemente, grande congestionamento na região. “Assim, esta reabilitação trabalha de forma harmoniosa as infraestruturas existentes no local, garantindo segurança tanto para o transporte motorizado quanto para os pedestres e ciclistas”, disse Cleber Bianchi.

 

Fluxo alterado

Para melhorar o fluxo de automóveis, o trecho vai sofrer alteração de todo o seu traçado horizontal, isto é, a planta do trevo será modificada para oferecer melhores níveis de serviços para todos os usuários. Com a implementação da rotatória e da sinalização horizontal e vertical, o tráfego terá que contornar a rotatória, evitando os conflitos que existem hoje com alguns motoristas andando na contra mão.

Vale frisar que estas alterações foram analisadas e estão em consonância com todas as partes interessadas nas regiões circundes ao trevo.

 

Programa Rodoviário Espírito Santo III

A reabilitação da rotatória faz parte do Programa Espírito Santo III (Pres III), financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contemplam dois trechos que fazem a ligação entre os municípios de Aracruz e Fundão.

Trata-se de uma importante via de ligação para os municípios de Aracruz e Ibiraçu, e a reabilitação trará mais segurança e conforto para quem transita na Região, além de serem importantes para o desenvolvimento econômico da região.

O primeiro trecho tem início no entroncamento com a Rodovia BR 101, em Ibiraçu, até a sede de Aracruz, com 11,72 quilômetros de extensão. As obras somam um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões.

O segundo trecho vai da sede de Aracruz até a altura da fábrica de celulose, no entroncamento com a ES 010. São 21,20 quilômetros de extensão em um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões.

As obras incluem, em toda a sua extensão, a reabilitação do pavimento, implantação de novo sistema de drenagem, correção de curvas, além da implantação de 21 baias de ônibus segmentadas da pista, que permitem fluidez no tráfego da rodovia e garantem mais segurança aos usuários do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal.

Pedestres e ciclistas serão contemplados com 2 Km de extensão de faixa multiuso, localizados no trecho que contorna Ibiraçu.

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